Avançar para o conteúdo principal

.

Pauzinhos

Esta semana tem sido uma semana atípica. E confesso que ando tão cansada que não há plano B que me valha. Ora me esqueço de descongelar comida, ou descongelo a menos ou simplesmente ando sem ideias para fazer o que quer que seja. De tal forma que tem sido o Mário a assegurar o jantar…

O problema é que o almoço do dia seguinte também tem de ser assegurado e depois de jantar, em pleno processo digestivo, à frente da lareira, a vontade de me levantar e de ir para a cozinha inspirar-me e cozinhar, às 22h da noite… Não é nenhuma!

Bem, o que custa é mesmo vencer a inércia! Depois de vencida, já estou pronta para fazer um banquete para 200 convidados.

Pois bem… Tenho duas bifanas e agora???? Deixa cá ver o frigorífico. É pá… Não há legumes para saltear… Deixa ver a despensa. Ui, está complicado. Respira fundo Sónia, alguma coisa te há-de surgir… E surgiu!!! Sob pena de não termos almoço!

Lá encontrei um frasco com umas especiarias chinesas que a minha amiga Joana M. me trouxe de Londres (que o Jamie Oliver tantas vezes utiliza nos seus cozinhados), uma massa de arroz perdida e uma embalagem de cajus já insertada… E em três tempos se fez o almoço. Realmente cozinhar num wok faz toda a diferença.

Um à parte – os pauzinhos que aparecem nas fotos são da minha Joana. Um amiguinho da escola foi à China com os pais e trouxe um par a cada coleguinha. Imaginem a minha cara de parva quando a vejo comer com eles! Como se em toda a sua longa vida (de três anos feita) não tivesse comido de outra forma… Há coisas que não dá para compreender…

______________________

Porco salteado no wok com massa de arroz

[serve 2 pessoas]


Ingrediente:

- 80gr de massa de arroz

- 2 bifanas de porco

- 1 cebola grande

- 3 dentes de alho

- 1 colher de sopa de molho de soja

- 1 colher de chá de 5 especiarias chinesas

- cogumelos qb

- ¼ de pimento vermelho

- Uma mão cheia de cajus (usei sem sal)

- Sal e alho em pó qb

- Azeite qb


Preparação:

Corte as bifanas em tirinhas finas (tipo strogonoff). Tempere com sal, alho em pó (não muito, porque o molho de soja é salgado) e as especiarias chinesas.

Num Wok (pode utilizar uma frigideira em alternativa) coloque a cebola cortada em luas, os dentes de algo laminados e o caju e aloure num fio de azeite. Adicione a carne e salteie bem com o Wok bem quente. Adicione os cogumelos e o pimento e deixe saltear apenas ligeiramente para ficarem al dente.

Numa panela com água a ferver, temperada de um pouco de sal, coza a massa de arroz cerca de 6 minutos. Junte ao contudo do wok e mexa bem.


Nota: Para comer com ou sem pauzinhos! [Tenho de aprender rapidamente a utilizá-los. Que vergonha a minha filha de 3 anos sabe e eu não…]

________________________

Comentários

  1. Esse porco ficou com um aspecto maravilhoso...
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta comidinha de wok...Sais te te muito bem!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Hmm Adoro comida de pauzinhos :) Que aspecto delicioso!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Tenho de comprar uma wok, esse pratinho parece uma delícia :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  5. E com pouco fizeste muito! Ficou com excelente aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hum... Adoro massa de arroz, e num instante preparaste uma refeição. beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Sónia,
    Pois e, a inercia e o cansaço são inimigos da cozinha, mas ainda bem que venceste ambos, pois preparaste uma refeição super saborosa e deliciosa!!
    Os pauzinhos cor de rosa são o máximo de lindos.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Gostava de saber comer com pauzinhos!
    Infelizmente não me entendo nada com eles :)
    Que boa sugestão.

    ResponderEliminar
  9. Ficou com optimo aspecto, eu adoro cozinhar na wok!
    Deixa estar, eu também não consigo comer com pauzinhos...

    ResponderEliminar
  10. Ficou excelente !!! Tambem gosto muito de cozinha na Wok .

    Eu acho que "eles" vêm com um upgrade qq ... Eu sou um zero à esquerda a comer com pauzinhos... Já os meus filhos "batem-me" ... à légua :|

    Beijinho doce amiga :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic