Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.
Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.
Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda que os preços, em minha opinião, sejam acima da qualidade da comida que servem, a verdade é que são poucos os que deixam aquele molho no prato e enquanto o sorvem com pão ou batatas vão pensando "que raio tem este molho"… Pois abriram inúmeras cervejarias idênticas, em que a qualidade até é superior, em alguns casos, mas a Portugália continua a ser líder, pelo menos para já, graças ao ser famoso molho… Veremos até quando.
A receita que trago hoje não encerra nenhum segredo e desengane-se se acha que é igual ao molho da Portugália. Não é… É um molho caseiro, muito saboroso e que faz as delicias da malta cá de casa. Não é de fabrico industrial, não tem corantes nem conservantes, nem nos deixa a pensar de que será feito… Mas garanto-vos que vão comê-lo com a mesma vontade, até que o prato fique limpo.
Claro está, que como preferimos aves, a porco e vaca, usamos bifes de frango, mas pode adaptar ao gosto aí de casa.
____________________________
Bifes de frango com molho cervejeira
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- bifes de frango qb
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 100 ml de sagres boémia (ou outra cerveja)
- 100 ml de natas de soja (ou normais)
- 1 colher de chá de mostarda (de preferência com sementes)
- azeite qb
- sal qb
Preparação:
Tempere os bifes de frango com um pouco de sal. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e os dois dentes de alho com casca pisados e aloure os bifes (a temperatura deve estar bem quente para que fiquem dourados por fora e macios por dentro, bastando passa-los 2 minutos de cada lado). Retire e reserve.
Coloque a manteiga, a folha de louro, a mostarda e a cerveja e com uma espátula, vá limpando a frigideira dos resíduos da caramelização da carne e que dão sabor ao molho. Assim que levantar fervura, deixe evaporar um pouco o álcool (cerca de 1 minuto) e junte as natas. Tempere se necessário com um pouco de sal e deixe evaporar um pouco.
Quando o molho tiver a consistência que gosta, sirva quente por cima dos bifes de frango.
Acompanhe com batatas fritas, grelos salteados ou outro acompanhamento da sua preferência.
________________________
acabei de fazer e que bom que é!!!! Andava há que tempos para conseguir este molho :) Obrigada!! beijinhos
ResponderEliminarParabéns :)
ResponderEliminar