Confinamento... férias... criança em casa... nada ajudou a manter a forma.
Agora sinto-me com vontade de começar novamente com tudo e em especial em perder peso. Peso que resolvi encontrar durante os meses passados.
Depois de analisar bem onde costumo encontrar o “peso”, verifiquei que não é nas refeições, mas sim nos períodos entre as refeições.
Estando longe do frigorífico tudo é mais fácil... em casa com o frigorífico ali... logo à mão de semear... felizmente com comida, fruta, etc... é muito, mas muito fácil encontrar o “peso” que desejo não encontrar... mas ali está ele... a provocar... a enganar-me... parece que me diz: - É só um pouquinho, não faz mal nenhum.
E quando dei por mim... 10kg a mais.
Com a ajuda da Sónia resolvi que tinha de agir. Correntes à volta do frigorífico, não era solução.
O frigorífico continua no mesmo sítio, então vamos enchê-lo com algo mais saudável, saciável... desta forma e porque retomámos o exercício físico, fizemos as nossas barras de energia. Nós gostámos muito, espero que também gostem.
Barras de energia
(10 barras de energia)
Ingredientes:
- 300 gr de pasta de tâmara
- 100 gr de cajus torrados (não fritos, nós torramos de em casa... sai mais barato)
- 50 gr de sementes de abóbora
- 1 colher de sopa de óleo de côco
- 150 gr de chocolate (75 gr de chocolate 85% e 75 gr de chocolate 70%)
- flor de sal
Preparação:
Num processador de alimentos coloque a pasta de tâmara e triture bem. Reserve numa taça larga para amassar. Pique grosseiramente os cajus e junte na taça em conjunto com as sementes de abóbora. Coloque o óleo de côco e amasse bem.
No fim deverá ter uma massa consistente e fácil de moldar.
Coloque a bola de massa num papel vegetal em cima de uma bancada e molde a mesma por forma a ficar com 1 dedo de altura por 4 dedos de largura. Utilizei um papel vegetal por cima também para ser mais fácil moldar a tablete.
Derreta o chocolate, pode ser em banho Maria, mas eu utilizei o microondas e espalhe o chocolate por cima da tablete. Utilize uma espátula fina e pequena para dar os retoques finais mais precisos.
Por fim polvilhe com a flor de sal e leve ao frigorífico por 30 minutos.
Ao fim dos 30 minutos, retire a tablete, que já deverá estar dura, corte em pequenas barras e embrulhe em papel vegetal. Mantenha no frigorífico... para quando tiver ideias...
Gosto muito de barras, quase sempre compro por preguiça de as fazer.
ResponderEliminarGostei muito destas, levo a receita.
Boa semana
Boas gostei do texto e sinto-me tentado a experimentar.
ResponderEliminarDeixo-vos um desafio. Barras energéticas para endurance, treinos longos: tem de ter cafeína para arrebitar, fontes de magnésio e potássio para a função muscular , proteínas e sal para combater a desidratação. Que tal?