Se me perguntarem qual o prato italiano de que mais gosto, a resposta será de certeza canelones de ricotta e espinafres.
Desde que deixei de consumir farinhas de cereais, comer massa não é uma opção. Mesmo as que consumo moderadamente sem glúten, são para ocasiões muito especiais...
Esta receita foi a forma gulosa que encontrei para continuar a comer canelones, da forma mais adequada ao nosso regime alimentar. E a verdade é que não ficam assim tão diferentes... talvez falte o béchamel por cima... mas diria que com molho de tomate tudo fica lindamente...
Canelones de ricotta e espinafres
[serve 2]
Ingredientes:
- 3 a 4 curgetes cortadas finamente e longitudinalmente
- 1 embalagem de 250 gr de queijo ricotta
- 150 gr de espinafres frescos
- sal e pimenta qb
- molho de tomate (pode fazer este AQUI)
- queijo mozarela ralado qb (opcional)
Preparação:
Comece por pré-preparar o molho de tomate. Reserve.
De seguida lave as curgetes, corte os topos e com a ajuda de uma mandolina ou de uma faca bem afiada, corte fatias no sentido do comprimento. Não corte demasiado finas para que não se desfaçam, mas se forem demasiado grossas não irá conseguir enrolar.
Aqueça um grelhador de fogão e quando tiver bem quente vá grelhando cada uma das fatias. Tempere com sal e reserve.
Salteie os espinafres numa frigideira bem quente até que murchem. Deixe arrefecer e escorra todo o líquido. Pique bem picadinhos e junte ao queijo ricotta. Tempere de sal e pimenta.
Comece a formar os canelones. Em cada uma das fatias de curgete junte um pouco da mistura de queijo e espinafres e enrole. Se a largura da fatia de curgete for pequena, pode optar por juntar lado a lado duas fatias. Faça estes canelones até que fique sem ingredientes.
Ligue o grill do forno a cerca de 200°.
Num tabuleiro de forno disponha os canelones e cubra com molho de tomate. Se gostar pode polvilhar com um pouco de queijo mozarela ralado. Leve ao forno para gratinar cerca de 15 minutos.
Comentários
Enviar um comentário