Por aqui a palavra de ordem continua a ser descomplicar. E quando penso no que vou levar no dia seguinte na marmita, a minha escolha recai quase sempre naqueles pratos que normalmente a pequena não come e que eu e o Mário apreciamos – saladinhas diferentes, pratos ligeiros, mas que sabem bem para quebrar a rotina do dia-a-dia. No meu caso, que pouco sou apreciadora de carne e peixe, sabem-me ainda melhor porque raramente levam proteínas.
Desta vez aproveitei um pouco de abóbora biológica que comprei no mercado do Campo Pequeno e uns espinafres franceses que comprei ao produtor num fim-de-semana passado em Milfontes. A verdade é que me soube pela vida.
E continuo a achar que tomei a melhor decisão de sempre ao converter-me à marmita há uns anos atrás. Por mais tempo que acabe por despender na preparação destas refeições, a verdade é que a minha saúde agradece e sem dúvida a minha vontade de almoçar é sempre diferente. Acabou-se o comer em pé. O comer mal. O gastar dinheiro estupidamente em comida sem qualidade.
Agora só falta convencer a pequena a comer… Do alto dos seus 5 anos e meio detesta tudo o que seja diferente. Estou convencida que com o tempo os hábitos mudem e se deixe convencer por este tipo de alimentação mais equilibrada, sem extremismos, mas que sabe muito bem de quando em vez.
Espero que gostem! É um instante em quanto se prepara.
_______________________
Salada de Quinoa com abóbora e espinafres
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- 100 gr de quinoa real (pode usar branca ou mistura)
- 100 gr de abóbora
- 1 mão cheia de espinafres
- queijo curado qb
- pinhões qb
- orégãos frescos e hortelã qb
- azeitonas qb
- 0,5 dl de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho
- sal, pimenta e cominhos em pó qb
Preparação:
Coza a quinoa conforme instruções da embalagem. Escorra e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 200º. Corte a abóbora em cubos grandinhos e disponha num tabuleiro de forno polvilhada com um pouco de sal e cominhos em pó. Leve ao forno até estar cozinhada, mas al dente. Junte à quinoa.
Lave bem os espinafres e seque. Escolha as folhas mais tenras e junte-as à quinoa escorrida.
Corte uns cubos de queijo curado (pode usar, vaca, ovelha, cabra ou mistura) a gosto e junte à salada.
Adicione azeitonas a gosto, um pouco de pinhões, folhas de orégãos frescas e hortelã pimenta a gosto.
Faça a vinagrete misturando o azeite, o vinagre, um pouco de sal e pimenta acabada de moer. No momento de servir misture bem na salada. Bom apetite!
____________________
Muito bom! Beijinhos
ResponderEliminarUma receita bem nutritiva e saborosa!
ResponderEliminarBjn
Márcia
bela saladinha! e uma óptima ideia para a marmita!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/