Avançar para o conteúdo principal

.

São rosas senhor...

Há receitas que têm o condão de me surpreender. Não pela complexidade, mas muitas vezes pela simplicidade!

A receita que trago hoje é disso exemplo. Tem ingredientes comuns. Não tem uma apresentação requintada. Não tem um glacê colorido. Jamais poderia figurar numa revista da Donna Hay ou coisa que o valha. É simplesmente… Um bolo de cor castanha, com recheio castanho, por isso uma fatia nunca permitiria tirar fotos deslumbrantes sequer, com o contraste de cores e texturas que tantas fotos por essa blogosfera fora há que apelam a todos os sentidos.

É um bolo despretensioso, desprovido de luxos, mas provavelmente um dos melhores bolos que provei. Conquistou-me. Ou melhor, arrebatou-me por completo!

É relativamente simples de fazer e melhor ainda de se comer acompanhado com uma fantástica chávena de chá. Agradeço ao Espada, um colega de trabalho, que partilhou comigo esta receita e que tem hoje à sua espera um almoço de despedida. Não será bem uma despedida, espero que seja um até logo e desejo-lhe todas as felicidades do mundo para esta sua nova fase - a reforma!

Por ser um bolo tão especial, resolvi levá-lo a duas festas de aniversário muito especiais. A festa da Leonor e da Ana. Como podem ver pelas fotos, fiz dois para chegarem para todos os convidados! Espero que gostem tanto dele como eu e não deixem de visitar ambos os cantinhos porque são uma delicia (basta carregarem no nome de cada uma delas).

Uma receita que vou guardar com muito carinho. Uma daquelas receitas que depois de impressa ficará bastante amarelada, denotando o número de vezes que foi manuseada e utilizada. Porque este bolo é para repetir para sempre!!!

____________________

Bolo de rosas


Ingredientes:


Para a massa:

- 80 gr de açúcar

- 60 gr de manteiga

- 200 gr de leite meio gordo

- 5 gr de fermento seco (Fermipan – ½ pacote)

- 350 gr de farinha para bolos

- 1 gema de ovo (M)

- sal qb


Para o recheio:

- 100 gr de açúcar

- 80 gr de manteiga

- 90 gr de nozes

- 90 gr de miolo de amêndoa (sem casca)

- 150 gr de passas


Para finalizar:

- 1 ovo (M)

- farinha qb para polvilhar


Preparação:

Coloque no copo da Bimby o leite, 80 gr de açúcar e 60 gr de manteiga. Programe 4 minutos, 37º, velocidade 2. Junte uma pitada de sal e o fermento e programe 15 segundos, velocidade 2.

Junte a farinha e a gema de ovo e programe 5 minutos, velocidade espiga. Reserve e deixe levedar por uma hora num recipiente tapado com pelicula aderente.

Coloque no copo as nozes, a amêndoa, o restante açúcar e manteiga. Processe 5 segundos, velocidade 5 e reserve. Coloque as passas de molho por 15 minutos num pouco de água quente.

Numa superfície enfarinhada, tenda a massa em retângulo e espalhe por cima a mistura de frutos secos, açúcar e manteiga e termine com as passas (bem escorridas e secas). Enrole a massa como se fosse uma torta, tentando apertar o máximo que conseguir. Corte em fatias com dois dedos de grossura no máximo e disponha cada fatia numa forma redonda, untada e com papel vegetal, do centro para as pontas, apertando bem e eliminando todos os espaços em branco. Deixe repousar por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata o ovo e pincele por cima e polvilhe com um pouco de farinha. Leve ao forno por 45 minutos.


Alternativa de Preparação:

Junte num recipiente os ingrediente sólidos da massa - a farinha, 80 gr de açúcar e o fermento. Misture bem. Junte uma pitada de sal. Derreta a manteiga, e adicione o leite morno. Adicione aos sólidos, junte a gema de ovo e amasse bem todos os ingredientes. Reserve e deixe levedar por uma hora num recipiente tapado com pelicula aderente.

Num robot de cozinha pique as nozes e a amêndoa. Junte o açúcar e a manteiga e misture bem até formar um creme para barrar de consistência firme. Vai ser o recheio do bolo. Reserve. Coloque as passas de molho por 15 minutos num pouco de água quente.

Numa superfície enfarinhada, tenda a massa em retângulo e espalhe por cima a mistura de frutos secos, açúcar e manteiga e termine com as passas (bem escorridas e secas). Enrole a massa como se fosse uma torta, tentando apertar o máximo que conseguir. Corte em fatias com dois dedos de grossura no máximo e disponha cada fatia numa forma redonda, untada e com papel vegetal, do centro para as pontas, apertando bem e eliminando todos os espaços em branco. Deixe repousar por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata o ovo e pincele por cima e polvilhe com um pouco de farinha. Leve ao forno por 45 minutos.

_____________________

 

Comentários

  1. Simples, mas bem bonito e delicioso.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo bonito!
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  3. Fica lindo, é mesmo muito simples e deve ser maravilhoso em termos de sabor!
    Beijinhos e bom fim e semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Lindo! Que gulodice, Sónia!
    E afinal de contas até é simples de fazer!
    Excelente sugestão...só é pena eu não poder provar...!
    Beijinho e bom fim de semana!

    Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, querida Sónia.
    A mim parece-me delicioso e, por isso, lindo!

    Beijitos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic