Avançar para o conteúdo principal

.

Pão & cia

Nada se compara ao cheiro do pão acabado de cozer. Talvez mesmo só o cheiro do café acabado de tirar… Cá por casa, todas as semanas se faz pão. E entre alguns mais tradicionais, vai-se fazendo outros menos tradicionais. Vão-se fazendo experiências e aos poucos vai-se trocando, cá por casa, a máquina elétrica para amassar, pela força de braços. É estranho, porque a tendência humana é no sentido da modernização, mas por aqui assiste-se a um regresso às origens… Estranho.

Bom, este pão ficou magnífico e voou quase todo ainda quente. Seja o simples, seja o aromatizado. O objetivo era experimentarmos uma farinha que compramos diretamente a um moinho. Tínhamos tentado fazer um pão em exclusivo com essa farinha, mas não correu muito bem. Parecia que sentíamos areia quando mastigávamos. Suponho, que a farinha não seja tão refinada quanto a que encontramos à venda… Assim, desta vez optamos por misturá-la e o resultado final ficou fantástico.

A crosta ficou bastante estaladiça, já que o cozemos numa pedra de forno e o interior bem fofo e delicioso. Claro está que podem fazer a receita com farinha de compra e num forno perfeitamente normal!!!

Vai uma fatia com manteiga de cabra??? Hummmmmmmm.

_____________________

Pão de mistura simples e com tomate seco e tomilho


Ingredientes:

- 1 kg de farinha T65

- 250 gr de farinha de trigo de moinho (se não conseguir, utilize farinha T65)

- 100 gr de farinha integral

- 50 gr de fermento de padeiro

- 500 gr de água (+ qb)

- 65 gr de sal

- 3 colheres de sopa de tomilho seco

- 10 metades de tomate seco


Preparação:

Misture as farinhas. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água e junte à farinha. Junte o sal e a restante água e amasse bem até obter uma massa elástica e não cole nas mãos. Se vir que a massa está muito seca, junte um pouco mais de água. Se vir que a massa está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha T65. As quantidades são sempre referenciais porque depende muito de marca para marca e da capacidade de absorção da própria farinha.

Faça uma bola e coloque num recipiente tapada com pelicula aderente. Deixe a levedar 1 hora. Findo o tempo, separa a bola em duas e retire o ar de ambas, socando a massa. Numa das bolas, junte o tomilho seco e o tomate e misture bem. Volte a fazer uma bola. E coloque cada um dos pães a levedar mais 45 minutos.

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima e assim que colocar o pão reduza para 180º. Demora 1 hora a cozer, mas nada como bater no fundo do pão. Se o som for oco, está cozido. Senão, deixe um pouco mais de tempo no forno.

________________________

 

Comentários

  1. Deve estar delicioso. Adoro pão caseiro.
    Cá por casa, também se faz pão uma vez por semana. :)

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  2. Parece ser delicioso, ficou bem fofo e com a crosta bem estaladiça tal como eu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Delicioso, adoro um pãozinho caseiro quentinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que apetitoso ficou!
    Uma delícia certamente :)

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei e fica delicioso, também gosto de juntar azeitonas

    ResponderEliminar
  6. É das coisas que mais adoro, tanto comer, como fazer, como cheirar, como tocar. Pão!!! Apela a todos os meus sentidos e põe-nos todos a fervilhar e este teu pão é magnífico!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic