Nada se compara ao cheiro do pão acabado de cozer. Talvez mesmo só o cheiro do café acabado de tirar… Cá por casa, todas as semanas se faz pão. E entre alguns mais tradicionais, vai-se fazendo outros menos tradicionais. Vão-se fazendo experiências e aos poucos vai-se trocando, cá por casa, a máquina elétrica para amassar, pela força de braços. É estranho, porque a tendência humana é no sentido da modernização, mas por aqui assiste-se a um regresso às origens… Estranho.
Bom, este pão ficou magnífico e voou quase todo ainda quente. Seja o simples, seja o aromatizado. O objetivo era experimentarmos uma farinha que compramos diretamente a um moinho. Tínhamos tentado fazer um pão em exclusivo com essa farinha, mas não correu muito bem. Parecia que sentíamos areia quando mastigávamos. Suponho, que a farinha não seja tão refinada quanto a que encontramos à venda… Assim, desta vez optamos por misturá-la e o resultado final ficou fantástico.
A crosta ficou bastante estaladiça, já que o cozemos numa pedra de forno e o interior bem fofo e delicioso. Claro está que podem fazer a receita com farinha de compra e num forno perfeitamente normal!!!
Vai uma fatia com manteiga de cabra??? Hummmmmmmm.
_____________________
Pão de mistura simples e com tomate seco e tomilho
Ingredientes:
- 1 kg de farinha T65
- 250 gr de farinha de trigo de moinho (se não conseguir, utilize farinha T65)
- 100 gr de farinha integral
- 50 gr de fermento de padeiro
- 500 gr de água (+ qb)
- 65 gr de sal
- 3 colheres de sopa de tomilho seco
- 10 metades de tomate seco
Preparação:
Misture as farinhas. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água e junte à farinha. Junte o sal e a restante água e amasse bem até obter uma massa elástica e não cole nas mãos. Se vir que a massa está muito seca, junte um pouco mais de água. Se vir que a massa está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha T65. As quantidades são sempre referenciais porque depende muito de marca para marca e da capacidade de absorção da própria farinha.
Faça uma bola e coloque num recipiente tapada com pelicula aderente. Deixe a levedar 1 hora. Findo o tempo, separa a bola em duas e retire o ar de ambas, socando a massa. Numa das bolas, junte o tomilho seco e o tomate e misture bem. Volte a fazer uma bola. E coloque cada um dos pães a levedar mais 45 minutos.
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima e assim que colocar o pão reduza para 180º. Demora 1 hora a cozer, mas nada como bater no fundo do pão. Se o som for oco, está cozido. Senão, deixe um pouco mais de tempo no forno.
________________________
Deve estar delicioso. Adoro pão caseiro.
ResponderEliminarCá por casa, também se faz pão uma vez por semana. :)
Beijitos*
Parece ser delicioso, ficou bem fofo e com a crosta bem estaladiça tal como eu gosto.
ResponderEliminarBeijinhos
Delicioso, adoro um pãozinho caseiro quentinho.
ResponderEliminarBjs
Que apetitoso ficou!
ResponderEliminarUma delícia certamente :)
Já experimentei e fica delicioso, também gosto de juntar azeitonas
ResponderEliminarÉ das coisas que mais adoro, tanto comer, como fazer, como cheirar, como tocar. Pão!!! Apela a todos os meus sentidos e põe-nos todos a fervilhar e este teu pão é magnífico!!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana,
Lia.