Avançar para o conteúdo principal

.

Doce de colher

Hoje trago uma sobremesa rápida, deliciosa e equilibrada. A verdade é que com a aproximação das épocas festivas cá por casa, tenho MESMO de começar a cortar nos doces e nas calorias. Esta mais que cumpre os requisitos!

Todos sabem que a minha fruta preferida é abacate e pareceu-me a receita certa para participar no 1º aniversario do blog da Isabel que tanto adoro - espreitem AQUI e deliciem-se! O " emoção às colheradas" pedia um doce de colher (nada mais apropriado) e eu resolvi participar com algo menos convencional neste tema, mas que sem duvida se come à colher! Espero que te agrade Isabel e que o teu blog repita esta data por muitos anos!

____________________

Mousse de abacate com mascarpone

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 2 abacates pequenos (100 gr sem caroço)

- 30 gr de açúcar em pó

- sumo de 1 lima (15 gr)

- 50 gr de queijo mascarpone

- 1/2 iogurte natural

- 1 bolacha Maria


Preparação:

Coloque o abacate sem casca e sem caroço no copo da Bimby, o sumo de lima e o açúcar. Programe 1 minuto, velocidade 4. Reserve.

Misture o mascarpone com o iogurte até obter uma mistura homogénea.

Numa taça coloque em camadas a mousse de abacate e o mascarpone. Finalize com 1/2 bolacha grosseiramente partida em cada uma das taças.


Alternativa de preparação:

Esmague com um garfo a polpa dos abacates e misture com o sumo de lima e o açúcar em pó. Reserve.

Misture o mascarpone com o iogurte até obter uma mistura homogénea.

Numa taça coloque em camadas a mousse de abacate e o mascarpone. Finalize com 1/2 bolacha grosseiramente partida em cada uma das taças.

___________________

Receita inspirada no livro Emagrecer com Equilíbrio e Prazer da Nutribalance.

____________________

 

Comentários

  1. Olá Sónia,
    Nasci em terras africanas e o abacate fez parte da minha vida desde sempre.
    Adoro, lembro-me de o comer bem triturado com açúcar.
    A tua sobremesa está mais requintada e bem mais saborosa, aliaste sabores fantásticos a uma fruta de excelência.
    Fizeste uma sobremesa plena de sabores e saudável
    Obrigada pela tua generosa e saborosa participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Que participação magnífica Sónia.
    Curiosamente, nunca provei abacate em sobremesas e fiquei super tentada, ao ver esta tua!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que sobremesa interessante, Sónia. Pela cor e pelos ingredientes é bem diferente do habitual. Mas a originalidade é uma característica bem tua né?
    Adorei! Surpreendente, pela positiva claro, e deve ser deliciosa. Adorava experimentar!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Bem original!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as cores da mousse. Deve estar deliciosa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Adoro mascarpone e deve combinar muito bem com abacate :) Ficou com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Gosto de tudo!! pena que só os olhos comem! bjks

    ResponderEliminar
  8. Olá Sónia: bem interessante esta mousse de abacate. Para além de ficar muito bonita, leva mascarpone, de que gosto tanto. Vou levar esta receita que achei muito original e que deve ser deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga,

    Invulgar e deliciosa, assim se apresenta esta tua sobremesa,que vais levar à festa da Isabel !:)
    Está com umas cores tão lindas, adoraria provar ! :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  10. Adoro abacate e mascarpone, mas nunca comi os dois juntos. Pelo aspecto deve ser maravilhoso, diferente, mas muito delicioso. Adorei Sónia. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá, bom dia
    Ficou uma mousse com uma cor linda! Adorei.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Ficou com uma cor linda e deve ser delicioso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  13. Olá Susana!

    Parabéns pelo seu blog! Tudo parece de dar agua na boca!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


    Estamos à sua disposição!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic