Avançar para o conteúdo principal

Doce de colher

Hoje trago uma sobremesa rápida, deliciosa e equilibrada. A verdade é que com a aproximação das épocas festivas cá por casa, tenho MESMO de começar a cortar nos doces e nas calorias. Esta mais que cumpre os requisitos!

Todos sabem que a minha fruta preferida é abacate e pareceu-me a receita certa para participar no 1º aniversario do blog da Isabel que tanto adoro - espreitem AQUI e deliciem-se! O " emoção às colheradas" pedia um doce de colher (nada mais apropriado) e eu resolvi participar com algo menos convencional neste tema, mas que sem duvida se come à colher! Espero que te agrade Isabel e que o teu blog repita esta data por muitos anos!

____________________

Mousse de abacate com mascarpone

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 2 abacates pequenos (100 gr sem caroço)

- 30 gr de açúcar em pó

- sumo de 1 lima (15 gr)

- 50 gr de queijo mascarpone

- 1/2 iogurte natural

- 1 bolacha Maria


Preparação:

Coloque o abacate sem casca e sem caroço no copo da Bimby, o sumo de lima e o açúcar. Programe 1 minuto, velocidade 4. Reserve.

Misture o mascarpone com o iogurte até obter uma mistura homogénea.

Numa taça coloque em camadas a mousse de abacate e o mascarpone. Finalize com 1/2 bolacha grosseiramente partida em cada uma das taças.


Alternativa de preparação:

Esmague com um garfo a polpa dos abacates e misture com o sumo de lima e o açúcar em pó. Reserve.

Misture o mascarpone com o iogurte até obter uma mistura homogénea.

Numa taça coloque em camadas a mousse de abacate e o mascarpone. Finalize com 1/2 bolacha grosseiramente partida em cada uma das taças.

___________________

Receita inspirada no livro Emagrecer com Equilíbrio e Prazer da Nutribalance.

____________________

 

Comentários

  1. Olá Sónia,
    Nasci em terras africanas e o abacate fez parte da minha vida desde sempre.
    Adoro, lembro-me de o comer bem triturado com açúcar.
    A tua sobremesa está mais requintada e bem mais saborosa, aliaste sabores fantásticos a uma fruta de excelência.
    Fizeste uma sobremesa plena de sabores e saudável
    Obrigada pela tua generosa e saborosa participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Que participação magnífica Sónia.
    Curiosamente, nunca provei abacate em sobremesas e fiquei super tentada, ao ver esta tua!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que sobremesa interessante, Sónia. Pela cor e pelos ingredientes é bem diferente do habitual. Mas a originalidade é uma característica bem tua né?
    Adorei! Surpreendente, pela positiva claro, e deve ser deliciosa. Adorava experimentar!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Bem original!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as cores da mousse. Deve estar deliciosa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Adoro mascarpone e deve combinar muito bem com abacate :) Ficou com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Gosto de tudo!! pena que só os olhos comem! bjks

    ResponderEliminar
  8. Olá Sónia: bem interessante esta mousse de abacate. Para além de ficar muito bonita, leva mascarpone, de que gosto tanto. Vou levar esta receita que achei muito original e que deve ser deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga,

    Invulgar e deliciosa, assim se apresenta esta tua sobremesa,que vais levar à festa da Isabel !:)
    Está com umas cores tão lindas, adoraria provar ! :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  10. Adoro abacate e mascarpone, mas nunca comi os dois juntos. Pelo aspecto deve ser maravilhoso, diferente, mas muito delicioso. Adorei Sónia. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá, bom dia
    Ficou uma mousse com uma cor linda! Adorei.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Ficou com uma cor linda e deve ser delicioso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  13. Olá Susana!

    Parabéns pelo seu blog! Tudo parece de dar agua na boca!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


    Estamos à sua disposição!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda…

Tarte de maçã

Quando percebemos que este é o tipo de alimentação em que nos revemos uma das preocupações surgiu com as visitas para jantar. O que servir? 
Na verdade os amigos já mostram curiosidade assim que percebem que mudamos a forma de comer, embora achem que é uma moda passageira. Ainda assim, quando nos convidaram a primeira vez para almoçar ficaram apreensivos e ligaram a perguntar o que nos podiam servir ao almoço. Estavam verdadeiramente preocupados...
Claro que lhes explicamos que podiam fazer uma carne ou um peixe porque a única coisa que mudava era o acompanhamento. Aproveitei e ofereci-me para levar uma salada, que por sinal foi do agrado de todos, e ajudou a derrubar barreiras.
Num destes dias surgiu um jantar improvisado cá por casa com uns amigos de que gostamos muito. Para finalizar uma refeição soberba, que acho que foi do agrado de todos, fizemos uma tarte de maçã. Dizia-me a minha amiga "não sei como tens tantas ideias, eu nem sei por onde começar". Eu partilhei o meu se…