Avançar para o conteúdo principal

.

Um regresso brando...

Todos os livros de culinária me inspiram... Mas há um em especial, que faz parte das prateleiras cá de casa, que se chama 'Doce Equilíbrio' que adoro. Uma aquisição feita na Feira do Livro de Lisboa e que é para mim um livro muito inteligente, com receitar surpreendentes.

Este é um daqueles livros especiais que tenho sempre à mão... Um livro para uma minoria (ou talvez não) mas que tem tanto direito a desfrutar das coisas boas da vida como o comum mortal. É um livro para diabéticos, obesos, intolerantes à lactose, hipertensos, celíacos e/ou pessoas com problemas de colesterol. Felizmente, cá por casa só temos intolerantes à lactose, mas conheço inúmeros casos de pessoas que acumulam mais do que uma alergia/intolerância e que vivem em pânico por não poderem socializar, ou vivem agarrados a rótulos de produtos do supermercado que não sabem se os deixam doentes... Este é o livro certo para elas. Recomendo.

Seja como for, pertença ou não a este publico-alvo, a verdade é que este livro tem receitas fantásticas e de todas as que já experimentei esta que trago hoje foi a que mais gostamos. É daquelas receitas que ninguém acredita ter saído de um livro desta natureza.

Se pudermos comer de forma equilibrada, não sacrificando em nada o sabor, que racionalidade há em escolhermos receitas que são verdadeiros "lobos em pele de cordeiro"? Verdadeiros atentados à saúde?

Tem tudo a ver com equilíbrio, assim como este meu regresso ao blog que será menos frequente do que vos tinha habituado... Às vezes é preciso dar prioridade ao que deve ser prioritário. É tudo uma questão de equilíbrio. Sintam-se à vontade por aqui e sejam felizes!

_______________________

Pudim de maçã

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 500 gr de maçãs sem casca e caroço

- 1 colher de chá mal cheia de fermento em pó

- 3 ovos L (+ ou - 130 gr)

- 170 gr de açúcar light

- 30 gr de amido de milho (@Maizena)


Preparação:

Comece pelo caramelo. Coloque 70 gr de açúcar numa frigideira anti-aderente e sem mexer deixe que o açúcar atinja o ponto caramelo. Forre uma forma de pudim.

Descasque e descaroce maçãs até perfazer 500 gr. Corte em quatro e coloque na varoma. Coloque 1 litro de água no copo e programe 20 minutos, varoma, velocidade 1. Findo o tempo, despeje a água do copo e coloque os quartos das maçãs lá dentro. Reduza a maçã a puré utilizando a função turbo umas três vezes. Junte os ovos e o restante açúcar. Com a Bimby em funcionamento na velocidade 2, junte o amido e o fermento.

Coloque o preparado na forma e coza em banho Maria durante 1 hora.


Alternativa de Preparação:

Comece pelo caramelo. Coloque 70 gr de açúcar numa frigideira anti-aderente e sem mexer deixe que o açúcar atinja o ponto caramelo. Forre uma forma de pudim.

Descasque e descaroce maçãs até perfazer 500 gr. Corte em quatro e coza.

Depois de cozidas, reduza a maçã a puré com uma varinha magica. Junte os ovos e o restante açúcar e mexa bem. Batendo sempre, junte o amido e o fermento.

Coloque o preparado na forma e coza em banho Maria durante 1 hora.


Nota: se gostar de um pudim com um pouco mais de caramelo, dobre a quantidade de açúcar - 140 gr.

______________________

Receita inspirada no livro 'Doce Equilíbrio'.

_____________________

 

Comentários

  1. Olha quem vai gostar destes pudinzinhos é a minha filha!!
    E eu também, ou nao fosse eu uma perdida por maçãs!!
    Sim, por aqui há maçãs!!! ;)
    É sempre bom ver-te por aqui, nem que seja menos vezes, mas vens!! Equilibrio como tu dizes!
    Uma beijoca
    Mena.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Já não te visitava alguma tempo. Este pudim ia fazer as delícias do meu marido que adora maçãs.
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Adoro pudins e este adorei.
    Além de lindo tem que ser uma delicia.
    Bom domingo
    bj

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de pudim e que textura fantástica.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  5. Olá....
    Que excelente aspecto e optima sugestão-..-..
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    Bem vinda ;)

    ResponderEliminar
  6. Domingo!!! Querida, este pudim maravilhoso que nos apresentas é para comer todos os dias da semana :) Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    pois, quem olha para este pudim, com uma textura deliciosa não pode sequer imaginar que é uma sobremesa bem equilibrada :) parece bem gulosa, mas com as maças deve ser mesmo muito saboroso.
    Adorei o teu bundt, está fantástico.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Confesso que nunca provei pudim de maçã mas este fez-me mesmo crescer água na boca!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Amiga querida,

    Esse teu pudim está com uma cor estonteante e uma textura humida e fantástica, devo dizer-te, parece tudo menos light e no entanto...
    Conheço esse livro, tenho a sorte de o ter mas confesso que nunca fiz nada de lá... tenho de o olhar melhor de facto ! :)

    Amiga, sem stress... "take your time" e aparece quando e se te apetecer, sim ?

    Beijinho grande **

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto mesmo fantástico, e ficou bem bonito, nunca utilizei maçãs em pudim mas ao olhar para esta sugestão vontade não falta está mesmo fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Minha querida,

    os blogues devem ser lugar de lazer e não uma obrigação. Vem quando puderes, nós por aqui estaremos sempre atentos às tuas publicações.
    Gostei muito desta receita e o livro vou tentar arranjar em Portugal quando for de férias. Podes por favor dizer-me qual é a editora??
    E como adoro pudim, posso servir-me de uma fatia?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou perfeito e adorei essa crosta!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic