Avançar para o conteúdo principal

.

Dia um... Na cozinha! - Fritatta

O tema deste mês, do 'Dia um... Na cozinha!' É..... [rufam os tambores] Fritattas! Bom, descomplicando, são tortilhas com sotaque, isto é, tortilhas italianas! Em traços gerais, é isto!

Claro está que neste momento tenho o povo italiano a rogar-me uma valente praga e a chamar-me inculta, mas na verdade é mesmo uma especialidade italiana muito idêntica à nossa tortilha. No entanto, a nossa é feita, normalmente no fogão, enquanto a fritatta é feita no forno.

O principio é o mesmo - juntar uma mistura de ovos a peixe, carne, vegetais, enfim o que o frigorifico/despensa permitir e a imaginação deixar!

Para mim, é na verdade, uma forma excepcional de reciclar sobras ou fazer uma refeição em três tempos. Mudam os ingredientes conforme as vontades, mas o resultado, esse, chega à mesa num ápice, sem ser necessário utilizar todo o trem de cozinha.

Sim, porque uma fritatta pode ser iniciada numa frigideira ao fogão e terminada, no mesmo recipiente, dentro do forno. Claro está, que como a minha ia desfilar na sessão fotográfica, coloquei-a numa tarteira, mas pode fazê-la na frigideira, como manda a tradição! Atenção à pega quando tirar do forno!

Já agora fica uma ultima sugestão... Pode experimentar esta receita, mas se não tiver algum dos ingredientes, improvise! Adapte aos sabores aí de casa!

E venha o desfile de fritattas! Promete!

____________________

Fritatta mediterrânica com quinoa

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 7 ovos M

- 1 courgete pequena

- 1 pimento vermelho pequeno

- 100 gr de quinoa vermelha cozida

- 1 cebola pequena

-1/2 alho francês

- alecrim qb

- sal e pimenta qb

- azeite qb


Preparação:

Corte a cebola e o alho francês em rodelas bem fininhas. Salteie num pouco de azeite com alecrim picadinho e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200º. Forre uma tarteira (utilizei quadrada) com papel vegetal. Distribua a quinoa cozida no fundo. Distribua a courgete cortada bem fina e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Corte o pimento vermelho (usei um pimento italiano pequenino, pode utilizar do comum) em rodelas e elimine as sementes. Distribua por cima da courgete e adicione o salteado de cebola e alho francês.

Bata os ovos com um pouco de sal e regue os legumes.

Leve ao forno por 25-30 minutos, até ficar bem douradinha.


Nota: se não tiver quinoa cozida, leve ao lume 50 gr de quinoa (usei vermelha, mas pode utilizar branca) com cerca de 250 gr de água e um pouco de sal. Deverá demorar cerca de 20 minutos, o tempo necessário para que toda a agua evapore. Saberá que está cozida quando se separar um género de anel esbranquiçado do grão.

______________________

 

Comentários

  1. Que aspecto óptimo, esta frittata fica uma refeição completa!
    Espreita o desafio no meu blog ;)
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/desafio-de-outono-cozinha-rapida.html

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Ai que maravilha de frittata! Excelente participação. Adorei!

    Beijinhos doces. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosa! Adorei a sugestão!

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as texturas desta fritatta tão original!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito original. Adoraria poder provar!
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que linda frittata! Adoro quinoa, mas como sou a única faço poucas vezes. Uma beijoca grande :)

    ResponderEliminar
  7. Uma frittata diferente e muito saborosa! Ótima apresentação e participação!

    ResponderEliminar
  8. Ficou divina e tão perfeita, adorei uma excelente sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. A cada frittata que vejo fico de boca aberta, com a sugestão de ingredientes, gostei e já agora o que é quinoa?
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quinoa é um super produto, um cereal magnifico cheio de propriedades fantásticas e em minha opinião muito saboroso. Aqui no blog ha muitas receitas ja :-). Veja um pouco mais sobre o assunto aqui e volte sempre :-) http://umapedradesal.blogspot.pt/2013/05/cereais-e-afins.html

      Eliminar
  10. Fantástica!!
    Diferente, linda e de certeza deliciosa!

    ResponderEliminar
  11. Sónia ... está fabulástica !!!! MESMO ! Adorei a disposição dos ingredientes e adorei os ingredientes!!!
    Que maravilha!
    Beijinhos bem doces amiga !

    ResponderEliminar
  12. E dizes tu que estás em letargia!!!!! Pois como dizem os espanhois, porque italiano nao sei, "espabila niña"!!!!
    Olha e antes de falar da frittata, a tortilha é espanhola!! Nós é que já as adoptamos, porque antes nao passavam de omeletes!!
    Mas isso nao interessa e menos a lingua que fale, porque esta fala a mesma que eu e diz: COME-ME!!! Está linda minha querida!! Bom ter-te aqui com as tuas coisas boas!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que a tortilla é espanhola. Mas cá por casa a omelete sempre foi enrolada e a tortilha espalmada :-). Para mim é mais do mesmo, mas as origens a quem de direito, hehehe :-). Beijo do tamanho do mundo e arredores!

      Eliminar
  13. Que maravilha! Bela conjugação de ingredientes :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Olá querida Sónia :)
    Sempre a fazer coisinhas boas e lindas e esta fritatta não é excepção!
    Beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  15. Olá Sónia! Esta frittata com quinoa deve ter ficado uma verdadeira delicia. Adorei a tua sugestão e acho que foi uma excelente participação do desfile do dia 1. ;)
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida!!

    Fiquei muito contente quando te vi a desfilar na passerelle! O dia 1 sem ti não seria o mesmo :)
    A tua fritatta ficou com o aspecto que eu gostava de ter visto na minha , mas pronto, sou principiante nestas lides e não saiu lá muito bem como eu queria. Venha o próximo dia 1!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Sónia, ficou muito bem na tarteira. Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Uma ótima sessão fotográfica.
    Parabéns
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá Sónia!
    Que fritatta maravilhosa! Deve ter ficado muito muito deliciosa! Eu adorei! E as fotos também são ótimas!!!
    Beijinho e bom fim de semana* ;)

    ResponderEliminar
  20. Pois é, mais uma vez fiquei de água na boca... já vai sendo hábito por aqui :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic