Avançar para o conteúdo principal

.

Bolinhas de mistura

Já há algum tempo que não trazia uma receita de pão. Como sabem, o padeiro é o marido e ele faz pães deliciosos, mas nem sempre aponta as receitas, ou se aponta, come-se tão rápido, que não chegamos a tirar fotos...

Esta é uma receita que já fez inúmeras vezes, mas saem sempre tão bem que as fornadas desaparecem num instante e só agora conseguimos que desfilassem para a fotografia.

Não é aquele típico pão branco, mas também não é aquele típico pão escuro. É uma pequena delicia que devoramos com manteiga assim que saem do forno. Já comia!

_______________________

Bolinhas de mistura

[faz 20 bolinhas]


Ingredientes:

- 50 gr de fermento de padeiro

- 800 gr de farinha T65

- 200 gr de farinha de trigo integral

- 20 gr de sal

- 150 gr de água tépida

- 400 gr de leite

- 50 gr de manteiga


Preparação:

Dilua o fermento na água tépida. Coloque os restantes ingredientes no copo da Bimby e adicione a água com fermento. Programe 6 minutos, velocidade espiga.

Retire e forme bolinhas com cerca de 40 gr cada e disponha em tabuleiros de forno (sobre papel vegetal ou tapete de silicone). Deixe levedar, tapado, durante 2 horas.

Pré-aqueça o forno a 200º e leve as bolinhas ao forno por 15 minutos (borrife com um pouco de água para obter uma crosta mais estaladiça). Assim que as colocar no forno reduza a temperatura para 180º.


Alternativa de Preparação:

Dilua o fermento na água tépida. Numa bancada faça um monte com a farinha e faça um buraco no centro. Coloque os restantes ingredientes no centro, bem como a água com fermento. Vá puxando a farinha para o centro e amasse bem até obter uma massa elástica, que não se cole às mãos.

Forme bolinhas com cerca de 40 gr cada e disponha em tabuleiros de forno (sobre papel vegetal ou tapete de silicone). Deixe levedar, tapado, durante 2 horas.

Pré-aqueça o forno a 200º e leve as bolinhas ao forno por 15 minutos (borrife com um pouco de água para obter uma crosta mais estaladiça). Assim que as colocar no forno reduza a temperatura para 180º.

_______________________

 

Comentários

  1. Que bom aspecto, já ia uma com manteiga! bjks

    ResponderEliminar
  2. Lindos!
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    estes pãezinhos abrem mesmo o apetite :)
    Vou levar esta receita, depois conto como foi
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. E pronto mais uma receita de pão anotada para fazer!!! Adoro este tipo de paezinhos!!
    Obrigada por partilhares connosco esta pequena maravilha!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Estão deliciosas e tão fofas o interior tão fofo deixa adivinhar um pão fantástico e tentador.

    Beijihnos

    ResponderEliminar
  6. Que belos pãezinhos, amiga, para comer com manteiga cortada à fatia... ah, coisa tão boa, mais uma receita para testar ! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Ora nem mais, com manteiga são irresistíveis! :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  8. Já estou mesmo a ver o Mário, tipo o Paul Hollywood!! é que estes paezinhos estao lindos, pá!!
    Por isso so agora é que tu publicas!! Foi assim que sairam do forno né??
    E ha la melhor que comer paozinho quente com manteiga? Há, comer dois!! :)
    beijoca grande!

    ResponderEliminar
  9. Alguém me sabe dizer qual é a correspondência dos ingredientes de Portugal para o Brasil? Sou Português mas vivo no Brasil e é difícil saber a que corresponde exatamente a farinha T65 e a farinha de trigo integral porque têm definições diferentes. Quem me ajuda?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic