Avançar para o conteúdo principal

.

Um bolo para o chá

Eu sei que o tempo ainda não pede serões à lareira, ou lanches aconchegantes. Mas para mim Setembro é sinónimo de outono e o outono é sinónimo de frutos secos e bolos deliciosos feitos com eles.

Este não é um bolo exuberante ou sequer surpreendente. Mas foi feito num dia em que fiquei de molho em casa, em que as primeiras viroses infantis fizeram as primeiras baixas da época (eu estou em todas, é claro!). Este bolo fez as delicias da pequena e da grande paciente e a inveja do papá que só pode provar à noite quando o bolo já ia a meio.

Uma pequena delicia Outonal, caseira, que aconchegou a alma e ajudou a sarar o corpo. E que saudades tinha de por aqui passar...

______________________

Bolo de nozes, avelãs e passas


Ingredientes:

- 50 gr de miolo de avelã

- 50 gr de miolo de noz

- 50 gr de passas

- 1 ovo XL

- 250 gr de farinha com fermento (uso Branca de Neve)

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 100 gr de açúcar amarelo

- raspa de uma toranja (pode utilizar laranja)

- sumo de meia toranja ou laranja (45 gr)

- 280 gr de leite

- 1 pitada de sal

- manteiga e farinha para untar a forma


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque uma frigideira antiaderente ao lume e coloque as avelãs o tempo suficiente para que a pele se solte do fruto. Reserve.

No copo da Bimby coloque as nozes e o miolo de avelãs reservado e processe 20 segundos, velocidade 4 (os frutos não vão ficar totalmente em pó, pelo que dará alguma textura ao bolo, se preferir não sentir, processe um pouco mais de tempo à velocidade 6). Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e a raspa da toranja e misture 1 minuto, velocidade 2.

Com a Bimby a trabalhar na velocidade 2, adicione pelo bocal o ovo, o sumo de toranja e o leite. Pare a Bimby quando achar que a misture está bem homogénea (cerca de 1 minuto e meio).

Unte uma forma de buraco com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa do bolo para a forma e leve ao forno por 30 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque uma frigideira antiaderente ao lume e coloque as avelãs o tempo suficiente para que a pele se solte do fruto. Reserve.

Coloque as nozes e o miolo de avelãs reservado num robot de cozinha e processe o tempo necessário para que os frutos não fiquem totalmente em pó, para que dê alguma textura ao bolo (se preferir não sentir, processe um pouco mais de tempo até reduzir a pó). Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e a raspa da toranja e misture bem.

Misture bem ovo, o sumo de toranja e o leite e adicione à mistura seca até obter uma massa homogénea, sem grumos.

Unte uma forma de buraco com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa do bolo para a forma e leve ao forno por 30 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.


Nota: Pode optar por utilizar só nozes, ou só avelãs em vez de uma mistura de ambos. Pode, é claro, substituir por pistácios, amendoas ou cajus, caso prefira. Este é um bolo pouco doce pelo que se quiser algo mais docinho aconselho a aumentar a quantidade de açúcar.

______________________

 

Comentários

  1. Que bolo delicioso, Sónia!

    As melhoras.

    Beijitos

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto fantástico!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Com uma coisa tão boa como esta é impossível não ficar melhor...
    A alma pede e o corpo agradece...
    Ficou muito tentador...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  4. Que bolo tão bom, com tudo que eu gosto,pode ser uma fatia para o pequeno almoço, hum adorei e simples são os melhores.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de bolo! Tenho de fazer este bolinho para a minha filhota que adora avelãs! Ficou com um aspecto incrível :)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Que saudades amiga. Também não tenho tido grande tempo para actualizar o blog...
    Já tinha saudadinhas de um bolinho assim, pouco doce mas muito aromático. Gostei da textura e dos ingredientes.
    Agora vou ali buscar o nosso chá para nos sentarmos um pouco a "por a escrita em dia" :)
    Beijinho doce e um dia feliz!

    ResponderEliminar
  7. Adoro bolos assim simples...mas perfeitos para estes dias que começam a chegar e são mais frescos! :)

    Foi um belo regresso ao blog, cá se esperam mais receitas deliciosas! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá Sónia,

    é bom ter-te de volta! e que regresso bem doce com este bolo com sabor a Outono! Aqui já se sente o frio e o chá quente sabe bem nos serões. Uma fatia desse bolo era a combinação perfeita.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Minha linda,

    Que bom que estás de novo por aqui... e que saudades tinhamos de te ver por cá ! :)

    E o que há de melhor senão um bolinho assim acompanhado de uma caneca de chá ?
    Um bolo rico, com frutos que adoro e com um aspecto de babar, é mais do que garantido o seu sucesso ! :)

    Beijinho grande *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic