Avançar para o conteúdo principal

.

Um piquenique

Estas ultimas miniférias foram perfeitas em alguns aspetos. Um dos que mais gostei foi sentir que a Joana cresceu a olhos vistos. Sabem aquela sensação de adormecer um menina e acordar outra? Assim parece o efeito que as férias tiveram na minha bebé. Dormiu que se fartou, brincou até mais não e foi à praia!!! Tudo o que uma criança feliz tem direito. Mas faltava uma coisa que lhe tinha sido prometida – um piquenique! “Um piquenique com pizza e iogurte” dizia ela. Descobriu a pizza muito recentemente e é fã, tal qual eu! Mas, como devem calcular, levar pizza para a praia não é tarefa simples, mas queria fazer-lhe a vontade.

Depois de pensar, lembrei-me de fazer uns muffins com sabor a pizza. Mas depois lembrei-me que aos olhos de uma criança, se não tiver aspeto de pizza não é pizza. Depois lembrei-me de fazer umas pizzas enroladas! Têm-se vistos inúmeros rolinhos doces e salgados pela blogosfera e lá me lembrei de procurar algo que me inspirasse e encontrei no blog Sabores e Aromas. Era mesmo o que pretendia! A ideia saiu daqui mas, como não tinha massa de pizza de compra, substitui por esta AQUI e optei por esticar a massa bem fininha, daí que não estejam tão gordinhos como os originais.

O resultado final foi soberbo, não poderia ter ficado mais contente. Sem dúvida que uma massa caseira e um molho de tomate feito no momento fazem toda a diferença.

O piquenique foi um sucesso e a minha Joana ainda hoje fala nisso. Adorou! Temos de repetir!

_______________________

Rolinhos de Pizza


Ingredientes:

- massa de pizza qb (usei ESTA receita)

- molho de tomate caseiro qb (usei ESTA receita)

- orégãos qb

- queijo mozarela qb

- fiambre qb


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º.

Estenda a massa de pizza numa superfície enfarinhada até formar um retângulo – apare se for necessário, já que como vai enrolar como se fosse uma torta, o ideal será mesmo desenhar um retângulo.

Distribua por cima as fatias de fiambre e por cima o molho de tomate. Polvilhe com orégãos a gosto e mozzarela e enrole como se fosse uma torta, apertando bem. Esta massa não cresce muito enrolada, pelo que se preferir uns rolinhos mais grossos do que o que estão nas fotos deixe uma altura maior. No meu caso, estendi a massa até quase ficar transparente.

Depois de obter uma ‘torta’, com uma faca afiada, corte fatias de 2 cms e distribua num tabuleiro de forno forrado com um tapete de silicone (ou papel vegetal). Polvilhe com um pouco mais de queijo mozarela e orégãos se gostar.

Leve ao forno por 15 minutos ou até estar cozido.


Nota: Para acelerar o processo, pode utilizar massa de pizza já feita e molho de tomate de compra.

_______________________

Receita inspirada na do blog Sabores e Aromas.

______________________

 

Comentários

  1. Assim são batem fáceis de transportar e de comer!
    Perfeitas para o piquenique :)

    ResponderEliminar
  2. Um piquenique com quem mais gostamos sabe sempre bem!
    E estes rolinhos são perfeitos para levar!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. comidinha de pequenique é sempre muito gostoso e aconchegante ..amei este enroladinho de pizza ;;;parabens bjionhos doces

    ResponderEliminar
  4. Tinha um sabor delicioso, de tal forma que ouve disputa pelos rolinhos... eh eh eh. Adorei esta Rólopizza e é para repetir em piqueniques mesmo no chão da sala. Adorei Chef Sónia.

    Obrigado.

    Mário Marques o Guloso

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos! que bela ideia para os almoços de férias, na praia ou no campo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito bom para picnicar...devem ser deliciosos.

    Beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Minha querida, o amor de mãe faz estas coisas! e do que pensamos ser quase impossível fazemos com que seja possível tudo e mais alguma coisa :))
    Os teus rolinhos a lembrar pizza estão perfeitos e para a Joana ainda hoje falar deles é porque estavam divinais :)

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Hummmmmmm,

    Que loucura de receita!

    Adorei.
    Abraços, Fábio.

    ResponderEliminar
  9. Que lindos esses rolinhos, amiga, decerto uma delicia para qualquer adulto, mas muito mais para uma linda menina ! :)
    A tua menina está a crescer, aproveita bem todos os belos momentos com ela !

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Parece-me muito bom. Mas tenho uma duvida: a parte de baixo fica igual à de cima, não é? Ficam mesmo como se fossem fatias de torta?
    Acho este blog fantástico.

    ResponderEliminar
  11. Era para ter feito nestas férias esses rolinhos de pizza, mas acabei por não fazer... Mas muito em breve vou fazer! ;) Parecem ser divinais!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic