Avançar para o conteúdo principal

.

Batalha de Blogues - Prato Principal

Hoje é dia de Batalha de Blogues, patrocinada pela Parmalat! Há uma semana atrás publiquei a entrada e hoje é a vez do prato principal deste menu de verão que aos poucos e poucos está a ser construído.

Cá por casa verão é época de saladas, comida boa no carvão e refeições feitas e comidas em família. De preferência sem horários, sem pressas, sem grandes complicações.

Este foi o nosso jantar de ontem, depois de uma tarde de praia... Entre o banho da criança e a arrumação habitual... Mas poderia bem ser o almoço de qualquer outro dia. É a comida cá de casa, simples, despretensiosa. Mas nem por isso menos deliciosa. Espero que gostem e experimentem.

Aproveito para sugerir que visitem os outros blogs a concurso. Estou mais que certa que serão sugestões surpreendentes e cheias de qualidade!

_______________________

Lulas grelhadas com batatas recheadas e manteiga de pimentos

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:


Para as lulas:

- 6 lulas grandinhas (1,2 kg)

- sal qb


Para as batatas recheadas:

- 3 batatas grandes (800 gr)

- 1/2 pacote de Nata com Ervas Aromatizadas Parmalat

- 1 colher de café de mostarda

- 2 colheres de chá de sumo de limão

- salsa e coentros qb

- 2 mãos cheias de queijo mozzarela ralado

- 1/2 pacote de Molho Béchamel Parmalat

- sal qb


Para a manteiga de pimentos:

- 2 pacotes de Natas Para Bater Parmalat

- 1/4 de pimento vermelho assado

- flor de sal


Preparação:

Comece pela manteiga de pimentos, que é relativamente simples mas carece de algum tempo de antecedência de preparação para que resulte.

No dia anterior coloque as natas no frigorifico para que fiquem bem frias. De manhã bata as natas até que a gordura se separa do soro e consiga obter manteiga. Pode fazê-lo utilizando a batedeira ou utilizando um robot de cozinha. Eu utilizei a Bimby e programei 3 minutos, velocidade 9.

O truque na manteiga é que as natas tenham pelo menos 30% de matéria gorda (as da Parmalat são perfeitas) e devem estar bem frias para montar.

Escorra o soro e com um fio de água a correr lave bem a manteiga para que não rance, até que a água saia límpida. Seque bem em papel absorvente e adicione flor de sal (ou sal fino) a gosto. Enrole em película aderente fazendo um rolinho bem apertado e coloque no frigorifico.

Na hora em que for acender o carvão/grelhador, comece a fazer as batatas. Lave bem, não tirando a casca e espete-as com uma faca. Coloque no micro-ondas e cozinhe, na potência máxima até que estejam tenras (no meu caso demorou cerca de 25 minutos). Pode optar por cozer com um pouco de água, mas demora bastante mais tempo.

Faça um corte no topo da batata e com uma colher retire a polpa, tentando não romper a pele (obtive 200 gr de polpa). Misture um pouco de sal, as natas com ervas aromatizadas Parmalat, o sumo de limão, salsa e coentros picados a gosto e um pouco de sal. Esmague grosseiramente com um garfo e una bem. Prove e retifique temperos. Volte a rechear as batatas com esta polpa aromatizada.

Pré-aqueça o forno a 200º.

Coloque as batatas num pirex de forno. Espalhe por cima o Béchamel Parmalat e queijo mozzarela a gosto. Leve ao forno a gratinar por 15 minutos. Findo o tempo, aumente a temperatura para 250º e programe mais 10 minutos ou até estar dourado por cima.

Grelhe as lulas (que devem estar limpas, mas não retire a pele nem separe a cabeça do resto do corpo) e o pimento vermelho. Tempere com sal as lulas e no momento de servir corte em argolas, sem que as separe por completo.

Finalize a manteiga. Misture 1/4 do pimento assado (ao qual já retirou a pele) cortado em cubos pequeninos e volte a formar um rolinho para que mais facilmente possa cortar doses individuais.

Sirva as lulas com uma boa salada de tomate e pepino, temperada de sal, oregãos, um fio de azeite e vinagre, a batata gratinada e a manteiga de pimentos.

________________________

 

Comentários

  1. Adorei a tua sugestão! Essas batatas aiiiii :D

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Ficou tudo muito bem. Boa Sorte.

    ResponderEliminar
  3. Ola,
    Gostei imenso! Adorei os sabores e a cor! :)
    Tenho de experimentar...
    bjinho e boa sorte! :)

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que bom ia ser ter esse teu pratinho ao meu almoço e que dizer dessas batatinhas recheadas hum...adorei

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Essas batatas estão o máximo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  6. :D

    Adorei!

    Que sugestão deliciosa! :)*

    ResponderEliminar
  7. As batatas... que sugestão deliciosa! e a manteiga de pimentos parece suprema!
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Que refeição mais deliciosa, adorei tudo, desde das lulas, às batatas e à manteiga, fiquei super curiosa para experimentar esta deliciosa junção de sabores :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Tão bom esse pratinho, está tudo com um aspecto delicioso!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. Mas que prato tão belo e bem levezinho, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  11. Ai que saudadinhas eu tinha de passar por aqui!!!
    Eu fui vendo o que ias fazendo, mas acabaram-se as férias!
    E um post destes é impossivel deixar em branco!! Que maravilha de sugestão!
    Adoro pimentos e essa manteiga tem que ser maravilhosaaaa!
    Já para nao falar nas batatas recheadas!!!
    Arranjaram uma batalha muito saborosa!!!
    :)
    Uma beijoca!

    ResponderEliminar
  12. Mas que sugestão maravilhosa... essas batatas dão cabo de mim.. :)
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Ai estas batatas!!! Devem ser uma delícia!!! Parabéns, gostei muito desta sugestão!
    Bj da Carla

    ResponderEliminar
  14. Querida,

    Fico a torcer ! :)
    Essas lulas fariam as minhas delicias !
    Uma apresentação fantástica para um prato cheiro de pormenores deliciosos e contrastes surpreendentes !
    Adorei a tua receita, amiga ! :)

    Um grande beijinho para ti ! **

    ResponderEliminar
  15. Obrigado por passarem pelo meu cantinho e me deixarem tantas coisas boas que ler. Obrigado de coração!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic