Avançar para o conteúdo principal

.

Batalha de Blogues - Entrada.

E hoje sai a primeira receita com produtos Parmalat - uma entrada. É o primeiro prato de três, de um menu de Verão, bem fresco, ligeiro e delicioso.

A qualidade e versatilidade dos produtos Parmalat nunca me deixou ficar mal e tem sido uma enorme inspiração criar este menu que espero que me permita conquistar o tão ambicioso título de "Blogue Oficial Parmalat".

Relativamente à sugestão de hoje, é uma entrada leve cujo único trabalho é mesmo cortar os legumes e a fruta em cubinhos pequeninos (na gíria chama-se mirepoix) mas pode atalhar caminho com uma mandolina.

Não se deixe intimidar pela lista de ingredientes ou pela extensão da preparação. Utilizei produtos simples e acessíveis, que se ligam perfeitamente. E ainda que não tenha na sua execução nenhuma técnica demasiado complexa, optei por detalhar o máximo possível cada um dos passos.

É sem duvida uma verdadeira explosão de aromas, sabores e texturas, num equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado, o ácido e o exótico. E se ainda assim conseguir resistir ao aspeto e ao nome pomposo, não sei se conseguirá resistir ao sabor. Hummmmmm...

_______________________

Canoas de camarão com mirepoix agridoce e chantilly de lima

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:


Para o chantilly de lima:

- 200 ml de Natas Parmalat (Para Bater)

- 1 colher de chá rasa de flor de sal

- polpa de 1 lima

- 2 folhas de hortelã


Para os camarões:

- 4 camarões

- 1 dente de alho

- flor de sal qb

- 1 colher de chá de mel

- raspa de meia lima

- 1 colher de chá de azeite + qb para cozinhar o camarão


Para o mirepoix:

- 1 manga pequena, meio verde (100 gr de cubinhos)

- 1/2 courgete pequena, sem sementes (50 gr de cubinhos)

- 1/2 maçã vermelha (25 gr de cubinhos)

- sumo de 1 lima

- 2 folhas de hortelã

- 1 colher de sopa de azeite Extra Virgem

- flor de sal


Para os barcos:

- 4 folhas de endivias


Preparação:

Comece pelos camarões: remova a cabeça e a casca, deixando o rabo. Faça um rasgo nas costas e remova a tripa preta. Num almofariz junte o sal, o mel, a raspa, o azeite e o dente de alho. Misture bem e deixe os camarões ganharem sabor nesta marinada. Reserve.

Descasque a manga e corte em cubos o mais pequenos e regulares que conseguir. Reserve. Descasque e descaroce a maçã e proceda da mesma forma. Junte aos cubinhos de manga (que devem ter o mesmo tamanho). O mesmo procedimento deve ser adotado na courgete. Junte tudo e tempere com o sumo de lima, o azeite e a flor de sal. Prove e retifique os temperos ao seu gosto. Perto do momento de fazer os barquinhos junte a hortelã ripada. Reserve.

Para o chantilly de lima bata as natas em chantilly. Para facilitar o processo, as natas devem estar bem frias e devem ser batidas num recipiente sem vestígios de gordura. Quando estiver firme (cuidado, não deixe passar a manteiga), junte flor de sal e a polpa de uma lima em cubos (retire os gomos, sem pele, e corte em cubos). Este molho chega a ser viciante e apesar de simples execução, todos os sentidos aplaudem quando o palato encontra os cubinhos de lima ou as pedrinhas de flor de sal. Termine com a hortelã ripada.

Numa frigideira antiaderente deite um fio de azeite e aloure os camarões, tendo o cuidado de não os cozinhar em demasia, cerca de 1 a 2 minutos de cada lado.

Para empratar, coloque as folhas de endivias num prato de servir (por baixo pode fazer uma cama de sal para que não tombem). Distribua o mirepoix pelos barquinhos e encaixe os camarões por cima. Sirva com o chantilly de lima.


Nota: outra forma de apresentar este prato é colocar todos os ingredientes numa varrine, criando camadas de mirepoix, camarão e chantilly.

_______________________

 

Comentários

  1. Mas que maravilhosa entrada, linda, elegante...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Muito bela a apresentação e de certeza uma explisão de sabores. Boa sorte no concurso.

    ResponderEliminar
  3. Ontem tive uma experiência de sabores fenomenal... Imaginem-se a chegar para jantar e ver umas entradas que mais pareciam caravelas, lindas, e depois quando se juntam os sabores na boca, sentem uma sensação de frescura, contrastes, texturas e surpresa... Quase jantei so entradas... Mas consegui aguentar-me... E trouxe o resto para o almoço... Só vou almoçar entradas... Acreditam? Pois é mesmo o que vai acontecer.

    Mário Marques, obrigado Chef querida, consegues surpreender-me todos os dias, mesmo em dieta.

    P.S.- não deixem de experimentar as NATAS... Meus Deus... As NATAS... Pronto fiquei a salivar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente testemunho ;)
      Nós acreditamos e confesso que fiquei com uma pontinha de inveja ( da boa). Que sorte a sua ;)

      Duxa

      Eliminar
  4. Uma entrada muito requintada e deliciosa! Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  5. Belissima apresentação e adorei a originalidade

    ResponderEliminar
  6. Uma entrada fresca e muito original, para além de ser linda!! Adorei, excelente participação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei a apresentação desta entrada! Que linda! Uma bela participação...*

    ResponderEliminar
  8. que bela entrada...e a apresentação linda!

    ResponderEliminar
  9. Linda apresentação! Gostei e vou experimentar esta tua sugestão com toda a certeza.
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que entrada tão interessante e com um aspecto tão saboroso :) Adorei a junção dos ingredientes! A mistura de sabores deve ser excelente :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Que entrada tão gourmet, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  12. Olá...
    Que fantástico aspecto e sugestão :).... adorei ;)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Mil obrigadas a todas por tanto carinho :-)

    ResponderEliminar
  14. Que bela entrada, uma excelente participação :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Que excelente aspeto, uma participação fantástica.
    Ficou uma entrada digna de um masterchef :) lindas caravelas
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Que entrada fantástica! Fiquei a salivar! ;-)

    ResponderEliminar
  17. Bemmmmmm.... que maravilha... :) deve ter ficado uma verdadeira delicia.. :)
    beijinhos grandes e boa sorte.. :)

    ResponderEliminar
  18. Os meus parabéns!

    Vi a publicação da sua receita no grupo do facebook de Receitas de Sedução e não resisti. Tive que vir fazer-lhe uma visita. Irresistível mesmo. Adorei!

    Excelente sugestão mesmo! ;)

    Beijinhos doces e continuação de um excelente Domingo.

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  19. Ai que maravilha!!! ;) Adorei! E a apresentação está sublime!!! ;)

    ResponderEliminar
  20. Sonia,

    Não deixas creditos por mãos alheias !
    E fazes muito bem, porque estas tuas canoas são uma participação de peso neste belo desafio !
    Amiga, tinhas mesmo que participar, fazes coisas divinais, adorei esta tua entrada, não tenho jeitinho nenhum para estas belíssimas apresentações que por aqui eu vejo !

    Um beijinho grande para Ti ! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic