Avançar para o conteúdo principal

.

Tarte light

Esta foi uma das sobremesas que fiz em férias. Na verdade queria fazer uma queijadas para levar ao piquenique que a Joaninha queria fazer na praia, mas em Lisboa tenho forminhas próprias e aqui ainda não… Tive de improvisar!

Assim, resolvi fazer uma queijada tamanho XL que acabou por ficar soberba e bastante aromática.

Honestamente a textura ficou entre a textura de um pudim e de uma torta, mas em termo de sabor e cremosidade, hummmmmm. A cor ficou absolutamente fantástica e apelativa e por cá devoramo-la em três tempos porque uma fatia pede outra e outra e quando demos conta já não havia nada para contar história.

E por isso escolhi esta receita para participar num aniversário muito especial! Os quatro anos do blog O Meu Refugio Culinário. Poderia lá faltar à festa!

Experimentem e contem, sim?

_______________________

Tarte queijada de cenoura, abóbora e laranja


Ingredientes:

- 400 gr cenoura (peso cru)

- 200 gr de abóbora (peso cru)

- 1 pau canela

- 250 gr de açúcar refinado

- 5 gr de casca de laranja (1/2 laranja)

- 1 colher de chá de canela em pó

- 4 ovos M

- 50 gr de farinha Branca de Neve

- 1 iogurte natural

- manteiga qb para untar a forma


Preparação:

Coloque a cenoura e a abóbora descascadas no cesto da Bimby. Coloque 1 litro de água, aplique o cesto no copo e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. Findo o tempo, escorra a água e deixe arrefecer um pouco os legumes.

Coloque-os no copo e processe (obtive 480 gr de polpa), juntamente com o açúcar, a casca de laranja e a canela, 20 segundos, velocidade 6.

Programe mais 2 minutos, velocidade 3 e junte, progressivamente, os ovos um a um.

Programe mais 1 minuto e meio e junte a farinha e o iogurte natural.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Forre uma forma redonda, de fundo amovível, com papel vegetal e manteiga e leve ao forno por 45 minutos, ou até espetar um palito e sair limpo. Deixe arrefecer dentro do forno, aberto.


Alternativa de Preparação:

Coloque a cenoura e a abóbora, descascadas, a cozer num pouco de água, até ficarem tenras. Escorra a água e deixe arrefecer um pouco os legumes. Passe-os no passe-vite ou reduza-os a puré com uma varinha mágica. Junte o açúcar, a raspa de laranja e a canela e misture bem.

Mexendo sempre, junte, progressivamente, os ovos um a um.

Junte a farinha e o iogurte natural e bata mais um pouco.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Forre uma forma redonda, de fundo amovível, com papel vegetal e manteiga e leve ao forno por 45 minutos, ou até espetar um palito e sair limpo. Deixe arrefecer dentro do forno, aberto.

______________________

 

Comentários

  1. Olá!!!

    Que barbaridade!!! Essa tarte, está lindissima!!!

    Adorei a receita, as fotos e essa "mistura".

    Super receita!

    Abração,
    Fábio.

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!!!!
    Adoro a torta de cenoura!! Não a faço muitas vezes porque reconheço que leva imenso açúcar! Agrada-me muito esta tua mistura!! E fico aqui a matutar nessa textura entre queijada e pudim!! Vou faze-la quando vier de férias!! Já te digo que tal correu!!
    Ainda me hás-de dizer se fizeste outra coisa nas ferias!! :))
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Que cor tão linda! Tem um ar fresco. :)

    ResponderEliminar
  4. Isso só pode estar Muuuuuuiiiiiiito Bom... Huuuuuuuummmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Que maravilha de aspecto :).... Adorei :)...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que boa torta e bem saudável! A cor está linda.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Que tarte linda e apetitosa! Só as fotos me deixam de água na boca! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou com uma textura tão apetitosa! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que apetitosa !!! Só pode ter ficado muito boa mesmo!!!
    Vou trazer comigo ;)
    Beijoquinhas bem doces amiga :)

    ResponderEliminar
  10. Hummmmmmmmm que delicia que ficou essa tarte Sonia... com um aspeto mesmo de nao se conseguir ficar so por uma fatia!!!

    Excelente!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  11. Tem optimo aspecto e deve ficar uma delicia, nãos e perdeu anda por ter sido grande ou invés de usares as forminhas

    ResponderEliminar
  12. Uma verdadeira perdição. De comer... E eu felizmente comi... E chorar por mais. Come-se em 3 tempos. No meu tempo, no tempo da minha princesinha e no tempo da minha mais que tudo...Soninha. Obrigada minha Chef.

    Mário Marques, teu grande admirador

    ResponderEliminar
  13. Tao saudavel esta tarte...assim da para comermos varias fatias sem peso na consciencia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que tentação, a textura é algo de muito bom e está tão guloso. Ai ai tenho de deixar disto à hora do lanche.

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Tem um aspeto tão tentador, a textura está deliciosa, quem resiste?!
    Gosto muito de receitas com cenoura.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Querida Sonia,

    Já me roubaste os adjectivos que queria usar ! lol
    Adorei esta tarte, tem uma textura irrepreensível e o sabor deve ser, sim, divinal ! :)
    Gosto muito da conjugação dos três principais ingredientes que lhe conferiram uma cor fabulosa !

    Beijinhos minha linda ! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic