Avançar para o conteúdo principal

.

Bulgur e uma salada

O calor vai chegando amiúde e cá por casa as refeições mais leves começam a dar um ar de sua graça.

Confesso-me uma apreciadora de petiscos por isso, jamais poderia dizer que gosto de comer saladas… Saladas na verdadeira aceção da palavra, no seu lado mais tradicional de alface e tomate… Gosto sim de saladas gulosas, com texturas, com sabores acre e doces. Saladas que me saciem e que se calhar, feitas as contas, têm mais calorias que uma bela feijoada à transmontana… Afinal, “eu sou do tempo” em que as saladas são acompanhamentos e não refeições principais…

Por isso, é para mim um enorme desafio fazer-me comer saladas e escolher saladas que me agradem. Como gosto de desafios, lá fui, uma vez mais para a cozinha, experimentar novos ingredientes que me façam mudar de ideias em relação a estas refeições mais leves. E a cada descoberta de mais uma salada que me agrada, aos poucos vou mudando a minha opinião… É impressionante a evolução do nosso palato à medida que vamos crescendo, evoluindo. E neste campo, que evolução!

Desta vez saiu uma salada com bulgur. Acho que empresta uma textura muito interessante bem como um sabor a frutos secos que ligou muito bem, especialmente, com o vinagre de mel.

É também um prato fantástico para levar para o trabalho, para os aficionados da marmita como eu. Bom apetite!

______________________

Salada de bulgur com legumes grelhados

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 1 chávena de chá e meia de água

- 1/2 chávena de chá de bulgur

- 1 pernada de hortelã

- 5 a 6 fios de açafrão

- 1 colher de chá de sal grosso

- 1/2 courgete

- 1/2 beringela

- 6 cogumelos paris

- 1 laranja

- 6 alperces secos

- 1/2 bolbo de funcho

- 1 maçã vermelha

- 1 mão cheia de rebentos de soja

- sal e pimenta qb

- azeite, vinagre balsâmico e vinagre de mel qb

- tomilho seco qb


* chávena com capacidade de 250 ml/gr


Preparação:

Comece pelo bulgur. Coloque a água com o sal, a hortelã e os fios de açafrão ao lume. Quando levantar fervura, adicione o bulgur e em lume brando, durante 15 minutos deixe o cereal cozer, inchar e absorver toda a água. Retire do lume e enquanto vai arrefecendo vá mexendo com um garfo para ir soltando os grãos.

Coloque um grelhador de fogão a aquecer. Corte a courgete e a beringela em rodelas (deixei a casca) e tempere com um pouco de sal e tomilho seco. Corte os cogumelos e o bolbo de funcho em fatias não muito finas, tempere a gosto e reserve. Retire o caroço da maçã e corte-a às rodelas (deixei a casca). Corte os alperces secos em cubinhos e a laranja em gomos, sem vestígios de películas brancas.

Quando o grelhador estiver bem quente, coloque a courgete e a beringela a grelhar e vire quando obter as marcas nos legumes. Retire e coloque os cogumelos e a maçã. Quando ambos os lados estiverem as marcas, retire uma vez mais e reserve. Coloque o funcho, temperado com um pouco de sal e tomilho seco e deixe murchar um pouco. Mesmo no final junte os rebentos de soja e salteie rapidamente. Retire e deixe arrefecer um pouco.

Numa saladeira coloque o bulgur já frio, os legumes e a fruta. Prepare uma vinagrete com o azeite e os vinagres (se não tiver de mel, utilize outro). Sirva a salada fresca regada com a vinagrete.

___________________________

 

Comentários

  1. Olá
    Já vi á venda e já tenho visto várias receitas mas nunca comi bulgur, um dia destes experimento, essa saladinha está mesmo apetecível

    Bjkas

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro bulgur! Com os legumes grelhados deve ter ficado uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei dessa salada, ficou com um aspecto bem saudável e saboroso!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Realmente já apetece refeições mais leves:)
    gostei muito da tua salada deve ter ficado uma maravilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma salada diferente mas saborosa e saudável!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão :D Agora com o calor os legumes grelhados sabem lindamente, por isso vou experimentar :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi, mas essa salada tem um aspecto maravilhoso mesmo! Agora com o calor é mesmo o que apetece :)

    ResponderEliminar
  8. Óptima ideia, já fiz bulgur mas acho que vou juntar especiarias numa próxima vez! Marmita approved!
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Amiga,

    Bulgur... o tal que ainda não experimentei, mas que ando em pulgas para experimentar, dada a grande oferta de belas imagens de refeições em que ele consta ! :)

    Linda a tua salada, perfeita para a marmita, saciante decerto e bem levezinha ! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic