Avançar para o conteúdo principal

.

PROVE

Já há algum tempo que ouvia alguns colegas falarem da compra de cabazes biológicos, mas fiquei sempre com a sensação que a rede de distribuição estava bastante centralizada. Claro está que os dias foram passando, que se transformaram em meses e depois em anos até que um destes dias vi, num dos blogs que sigo, referência ao projeto PROVE. Claro está que havendo link não podia perder a hipótese de tentar perceber um pouco mais. Pode ver mais AQUI.

Pelo que percebi, de uma forma simples e sintética, acaba por ser uma forma de, sem intermediários, termos acesso direto ao produtor. Ao aderirmos ao projeto recebemos, semanal ou quinzenalmente, de acordo com a modalidade que escolhermos, um cabaz de produtos diretamente da horta. Não poderia estar mais contente porque cada vez mais privilegio produtos biológicos, de boa qualidade, que não sejam apanhados um ano antes e congelados até serem vendidos nos supermercados…

Claro está, que não consigo saber se os produtores a quem compro se utilizam técnicas totalmente biológicas… Mas estou certa de que os produtos que têm chegado até mim são deliciosos, frescos, de tamanhos diferentes (porque na natureza em bruto não há métricas) e de acordo com a sazonalidade dos mesmos. Nada de morangos em Dezembro, ou cerejas em Novembro. Garantindo que os produtos que vêm em cada cabaz são os produtos que estão no seu auge.

É este respeito pela natureza e pelos bens produzidos que me fazem publicitar aqui no blog este projeto. Porque é um projeto em que acredito, é um projeto que aproxima os produtores do consumidor final, sem a especulação grossista, porque é um projeto que me faz sentir menos falta por não ter um cantinho meu onde possa cultivar.

Felizmente há cada vez mais centros de recolha destes cabazes e tenho a sorte de ter aberto um no sítio onde moro!!! Se quiser verificar se existe algum centro de recolha perto de si veja AQUI.

Deixo-vos com as fotos de um dos cabazes que recebi. Digam lá se quando vão ao supermercado não deixam muito mais do que 10 € na Caixa por todos estes frutos e legumes???


________________________

 

Comentários

  1. Que excelente cabaz! Não conhecia... Felizmente tenho produtos biológicos. Os meus pais e sogros têm horta. Às vezes, acho que nem sei bem a sorte que tenho.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, perto de mim não há... talvez com o tempo!

    ResponderEliminar
  3. deve ter sido no meu blogue que leste sobre o prove, também sou fã destes cabazes e passo a vida a falar sobre eles. valem realmente a pena porque são produtos locais e segundo me disse a produtora, embora não tenham certificação, são biológicos. e é como dizias, onde é que encontras por este preço frutas e legumes tão bons?!

    ResponderEliminar
  4. Ola, tambem sou consumidora dos cabazes Prove já há um ano e só posso recomendar.
    Os produtos são de excelente qualidade.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que sorte!

    Espero que abram perto de mim!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que belos produtos... Já fui cuscar, mas nada nas ilhas... :(
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que sorte têm de poder aproveitar estas oportunidades!! E ainda por cima biologicos!! Ou seja, tal qual! Sem quimicos à mistura!!
    Estou a olhar para os morangos, e acho que consigo sentir-lhes o cheirinho!!!
    Uma boa iniciativa e uma partilha fantastica!!!
    Beijinhos
    Mena

    ResponderEliminar
  8. Olá...
    Que excelentes produtos ;)..... Beijocas...
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que excelente oferta! Parabéns!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei a ideia, já me inscrevi, obrigada pela partilha
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic