Avançar para o conteúdo principal

.

Petiscos e mais petiscos

Adoro petiscar, como já sabem, porque já o anunciei diversas vezes aos quatro ventos! Não necessariamente doces, aliás, até acho que sou muito mais gulosa por salgados… Mas a verdade é que petiscar nem sempre é compatível com alimentar uma criança de três anos. E por mais que goste de receber a família e os amigos em casa, as semanas têm sido tão exaustivas que passo o fim de semana a ressacar.

Mas num destes dias à noite, apeteceu-me e quando me apetece não há nada a fazer e lá pus mãos à obra! Pois só vos tenho a dizer que ficou delicioso… E será para repetir inúmeras vezes. Adorei os sabores e fiquei convencida que são uma ótima solução quando se tem visitas de última hora, é só utilizar o recheio que as vossas despensas e frigoríficos tiverem à disposição!

__________________

Brushettas e Quesadillas


Ingredientes para a Brushetta de cogumelos:

- pão cacete qb

- cogumelos qb

- azeite qb

- tomate maduro qb

- sal e orégãos qb

- mozarela ralada qb


Ingredientes para a Brushetta de queijo azul e pimento:

- pão cacete qb

- queijo gorgonzola qb

- azeite qb

- tomate maduro qb

- pimento vermelho qb

- sal e orégãos qb

- mozarela ralada qb


Ingredientes para as Quesadillas:

- tortilhas de trigo (pode usar de milho)

- rúcula qb

- queijo cheddar qb

- cogumelos qb

- sal e orégãos qb


Preparação:

A quantidade a utilizar de cada ingredientes depende da quantidade que precisa de fazer. Eu fiz duas brushettas de cogumelos, duas de queijo azul e pimentos e duas quesadillas. Na verdade, não comi como entrada, mas como prato principal. Se fizer como entrada, calcule uma brushetta por pessoa e uma quesadilla para quatro, mais ou menos.

Prepare as brushettas primeiro. Corte o pão cacete na diagonal e abra ao meio. No fundo, cada metade vai funcionar como um barquinho. Coloque um grelhador de fogão a aquecer e torre ligeiramente cada metade, apenas o suficiente para dar cor (opcionalmente, utilize uma torradeira). Disponha num tabuleiro de forno e regue com um fio de azeite.

Descasque o tomate e elimine maior parte das sementes. Corte miudinho, como se fosse para refogado e tempere com um pouco de sal e orégãos. Vai utilizar esta base de tomate em ambas as brushettas, como se fosse a base de tomate de uma pizza.

Corte os cogumelos em fatias, o queijo azul em cubos pequenos e o pimento em tiras fininhas.

Comece a montar as brushettas.

Para as brushettas de cogumelos, coloque por cima do pão torrado um pouco de tomate temperado. Por cima disponha os cogumelos e termine com um pouco de queijo mozarela ralado.

Para as brushettas de queijo azul e pimentos, coloque por cima do pão torrado um pouco de tomate temperado. Disponha uns três cubinhos de queijo azul e remate com umas tiras de pimento vermelho. Finalize com mozarela ralada.

Pré-aqueça o forno a 220º. Leve o tabuleiro com as brushettas a forno quente por 10 minutos.

Para as quesadillas, pegue numa das tortilhas e coloque por cima cogumelos cortados às lâminas (usei uns 2 ou 3 por quesadilla, mas depende muito do tamanho). Por cima, espalhe rúcula a gosto e finalize com o queijo cheddar (usei 3 fatias por quesadilla). Coloque a outra tortilha por cima e pressione.

Numa frigideira anti-aderente coloque a quesadilla em lume brando fazendo pressão com algo pesado por cima (outra frigideira, por exemplo). Deixe cerca de 2 minutos e vire, voltando a pressionar (não deixe que o queijo derreta para fora da quesadilla). Retire e corte em quatro triângulos e sirva de imediato.

_____________________

 

 

Comentários

  1. Que belo petisco! Também gosto muito :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes petiscos...Geralmente, ao domingo, é dia de uma refeição deste género!
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Belos petiscos, ficaram todos com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto de petiscar!! As bruschetas são um petisco bem bom e que podemos variar consoante a nossa imaginação e produtos disponiveis!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Uma óptima solução para um jantar mais rápido...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Brushettas e Quesadillas deliciosas. O que posso pedir mais para o meu almoço???

    ResponderEliminar
  7. Ficaram deliciosas.
    também gosto de fazer estas coisas ao fim de semana, são simples, rápidas e saciam-nos em pleno
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Por acaso eu sou mais de doces, mas nunca digo que não a um bom petisco! :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  9. Como eu adoro petiscos..e para mim os teus estão perfeitos :)
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Olá....
    Que aspecto magnifico ;).... Eu adoro petiscos :)... Aonde está o meu prato :D???? Adorei a tua sugestão, Sónia :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu também sou super fã de petiscos e estes 2 que nos apresentas são magníficos e adoro ambos!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Também adoro petiscar!! Adorei as tuas sugestões :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Petiscos?! Chamaram?! :-D Estou sempre pronta! Excelentes sugestões!
      Um beijinho,
      A Cozinheira
      http://danossacozinha.blogspot.pt

      Eliminar
  13. Aparte de petiscos e a mim servem-me de refeição e são tão bons!!!
    Depois de ter experimentado a primeira, ja nao quero outra coisa!! :)
    As tuas bruschettas estao espetaculares!! E as quesadillas?? Que eu nunca experimentei? La terei que experimentar, e durante uns tempos, nao como outra coisas!!
    Beijinhos e bom fim de semana!!!
    Mena

    ResponderEliminar
  14. Que petiscos deliciosos, adoro.
    Boa semana, kiss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic