Avançar para o conteúdo principal

Uma visita

Este sábado recebi a visita do meu sobrinho! Duas pestes a correr pela casa significa fome de hora a hora e lembrei-me de fazer um bolo logo pela manhã. Claro está, tinha de ser simples. Claro está de chocolate, porque ambos são fãs. Claro está com passas, porque a minha Joana me pediu à ultima da hora. No entanto, ainda que não estivessem previstas na receita que imaginei, a verdade é que a textura que acabaram por conferir ao bolo, resultou muito bem.

Mais um bolo daqueles por intuição... Abre-se o despenseiro, tiram-se ingredientes e resulta... Fico contente!

Quando o fiz tinha a ideia de publicar de imediato a receita (apesar de ter mais de 50 pendentes de publicação). Num dia de tão mau tempo, sair de casa não é opção, é assustador! E, por isso, quis publicar a receita a tempo do lanche. Mas... Preferi dar prioridade às visitas aos blogs que sigo... Já que tinha dois dias de atraso... O problema é que tive nisto 4 horas... Neste momento sou seguidora de 186 blogs/domínios! Daquelas seguidoras que lê todos os posts e que tenta deixar comentários a todos. São uma parte fundamental da minha inspiração e tiro desses momentos um enorme prazer... So que, claro, é uma atividade algo consumidora de tempo...

Bem... Numa dessas visitas encontrei até quem se inspirasse em receitas minhas! Não sei se todas(os) sentem o mesmo, mas sinto que é um verdadeiro privilégio! Até fiquei com a lágrima no canto do olho... É este o objectivo do blog - partilhar! E saber que há quem esteja desse lado a ler, a comentar, mas também a experimentar; é uma sensação única.

Quanto à receita do bolinho, chega agora... Quem sabe ainda a tempo de uma chávena de chá à seia. Espero que gostem!

___________________________

Bolo de chocolate com passas

Ingredientes:

- 4 ovos

- 170 gr de açúcar amarelo

- 40 gr de chocolate em pó Pantagruel

- 65 gr de curd de laranja (opcional)

- 1 iogurte natural

- 1 colher de chá de fermento

- 150 gr de fécula de batata

- 100 gr de farinha Branca de Neve

- 35 gr de de corintos/passas brancas

- quadrados de chocolate de leite qb (usei 6)

- manteiga para untar e farinha para polvilhar

Nota: com tinha um restinho de curd de laranja que fiz AQUI, resolvi adicionar à receita para lhe dar um travo a laranja já que gosto bastante da combinação com chocolate. Mas é opcional, pode adicionar outro aroma à sua escolha (café, baunilha, raspa de limão, raspa de laranja, etc.).

Preparação:

Aplique a borboleta no copo da Bimby. Coloque as claras no copo e programe 5 minutos, velocidade 3. Retire e reserve.

Sem lavar o copo, coloque as gemas e o açúcar e programe e 5 minutos, 37º, velocidade 2 e 1/2. Quando faltar um minuto para o final, adicione o chocolate pelo bocal da tampa da Bimby.

Adicione o iogurte e o curd de laranja e programe mais 1 minuto, velocidade 2 e 1/2. Peneire os ingredientes secos e adicione à restante massa do bolo. Programe 1 minuto, velocidade 2 e 1/2.

Junte as claras reservadas e misture com uma espátula o resto da massa com movimentos verticais de baixo para cima.

Pré aqueça o forno a 200º.

Unte uma forma de buraco e polvilhe com farinha. Coloque a massa dentro da forma e coloque gentilmente os quadrados de chocolate de leite por cima (eles irão afundar na massa). Termine com as passas no topo do bolo. Para garantir que não afundam, misture-as com um pouco de farinha.

Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até que espete o bolo com um palito e ele saia limpo.

Alternativa de preparação:

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo firme. Reserve.

Entretanto, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e alto. Adicione o chocolate em pó e misture bem.

Adicione o iogurte e o curd de laranja e misture uma vez mais até que todos os ingredientes estejam bem ligados.

Peneire os ingredientes secos e adicione à restante massa do bolo. Bata bem. A massa estará boa quando fizer bolinhas de ar.

Junte as claras reservadas e misture com uma espátula o resto da massa com movimentos verticais de baixo para cima.

Pré aqueça o forno a 200º.

Unte uma forma de buraco e polvilhe com farinha. Coloque a massa dentro da forma e coloque gentilmente os quadrados de chocolate de leite por cima (eles irão afundar na massa). Termine com as passas no topo do bolo. Para garantir que não afundam, misture-as com um pouco de farinha.

Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até que espete o bolo com um palito e ele saia limpo.

________________________

 

Comentários

  1. Nem me fales em miudos!! Os meus quando estao em casa é um desasossego!! E este bolinho está perfeito!! Eu vou pro chá do serão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Chamaste por mim? :) a palavra Chocolate faz parte do meu mome :))eu adoro bolos de chocolate e este com as passas deve estar delicioso. Também já fiz um bolinho para o lanche, embora não tenha meninos pequeninos, são muito gulosos.

    Bjns e bom domingo
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chocolate é mesmo a maior tentação cá por casa :-)

      Eliminar
  3. Que bolinho bom. Agora comia uma fatia:) Além do blog de culinária temos mais coisas em comum, também acho fundamental visitar os blogues que sigo e deixar um miminho, é um incentivo muito importante para quem se preocupa em partilhar connosco as suas delicias, e também esta semana fiquei super contente quando uma das minhas seguidoras fez uma receita que eu tinha publicado e depois veio dar-me o feedback que tinha gostado muito, e no meu caso ainda sou uma "bébé" nestas andanças, por isso também foi um incentivo muito importante.
    Obrigada pelo carinho que também tens deixado no meu blog:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Joana. É muito importante valorizarmos o trabalho dos outros :-). Obrigado por valorizares o meu ao fazeres-me esta visita tão simpática :-)

      Eliminar
  4. Esse bolo tem um aspecto delicioso, adorei a adição do curd!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Sónia amiga, gostei muito do teu bolinho. O açúcar amarelo é mesmo muito bom para o bolo de chocolate. Achei muito original a ideia de juntares o curd de laranja.
    Beijinhos da Ana Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. O bolinho ficou com um aspecto tão guloso que dá vontade de comer uma fatia! :) Sei bem o que queres dizer :) Eu tento visitar todos os blogs de que sou seguidora, mas nem sempre consigo responder a todos os posts.
    De facto dá uma satisfação imensa ver que há quem esteja do outro lado do ecrã e aprecie as nossas receitas e que as faça e as elogie. Isto porque quando nós cozinhamos, cozinhamos de coração, com muito amor e carinho, como foi o caso deste bolinho! Por isso, quando outras pessoas se inspiram numa receita nossa, é como se estivessem a espalhar o amor que nós pusemos no que fizemos.

    Uma beijoca grande! E bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Querida,

    entendo na perfeição o sentimento que descreves ao te dares conta de que alguém se tinha inspirado em ti para executar uma receita, ou pelo carinho que te demosntram...
    Sinto o mesmo e foi isso que partilhei na publicação do aniversário do blog, é bom quando nos entendem e sentem assim também, por vezes ficava a pensar se seria só eu ! :)

    E eu também tenho visitas atrasadas, também gosto de ler as publicações e deixar comentários a contento que de certa forma retribuem o carinho de quem partilhou connosco pedaços de Vida.

    E potanto de digo que o teu bolo de Chocolate faria as minhas delicias, já sabes não é ? Chocolate, chocolate... sempre Chocolate !
    Claro que os "pestinhas" adoraram, não tinham porque não adorar, amiga, ele ficou com uma aparência de comer e chorar por mais ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ficou um super bolo e bem inchadinho em cima.
    Melhor, n podia ser.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois é querida,
    Visitar blogues, agradecer comentários, enfim, ser simpática e retribuir o carinho que nos oferecem é, para mim, não só obrigatório, como um sinal de educação, pois mesmo que não te identifiques muito com um blogue, se o administrador desse blogue te visita e comenta, o mínimo que se pode fazer é SER-SE EDUCADA(O) e retribuir e responder.
    Claro que isso demora e consome-nos tempo, mas é , na minha opinião, um dos prazeres de se ter um blogue e de administrá-lo.
    Eu sempre que me sento a agradecer comentários e visitas, é a manhã ou tarde toda, mas faço-o com prazer!
    O teu bolinho está super apetitoso e com uma combinação magnífica de sabores!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Que bolinho bom. Eu também sigo centenas de blogs e às vezes tenho mesmo que fazer uma pausa para não aborrecer o meu marido que pede atenção constante. Gosto de ler todo a publicação antes de deixar uma mensagem, por muito mínima que seja, mas que indica - passei por cá e gostei do que li.Às vezes estou tão entretida que me esqueço do passar das horas. Mas aprendemos tanto que vale bem a pena.

    ResponderEliminar
  11. Un bizcocho perfecto para tomar con un buen café!!
    Ana de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  12. Fique comovida com tantas palavras meigas! Sinto-me parte do todo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia.Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado.Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. Ainda…

Tarte de maçã

Quando percebemos que este é o tipo de alimentação em que nos revemos uma das preocupações surgiu com as visitas para jantar. O que servir? 
Na verdade os amigos já mostram curiosidade assim que percebem que mudamos a forma de comer, embora achem que é uma moda passageira. Ainda assim, quando nos convidaram a primeira vez para almoçar ficaram apreensivos e ligaram a perguntar o que nos podiam servir ao almoço. Estavam verdadeiramente preocupados...
Claro que lhes explicamos que podiam fazer uma carne ou um peixe porque a única coisa que mudava era o acompanhamento. Aproveitei e ofereci-me para levar uma salada, que por sinal foi do agrado de todos, e ajudou a derrubar barreiras.
Num destes dias surgiu um jantar improvisado cá por casa com uns amigos de que gostamos muito. Para finalizar uma refeição soberba, que acho que foi do agrado de todos, fizemos uma tarte de maçã. Dizia-me a minha amiga "não sei como tens tantas ideias, eu nem sei por onde começar". Eu partilhei o meu se…