Avançar para o conteúdo principal

.

Iogurtes & chocolate

Acho que me considero uma viciada em chocolate... Uma tablete por dia já era um indício... Mas escolher sempre doces com chocolate tambem me deixou desconfiada... :-)

Como boa viciada que sou, não poderia deixar de levar esta influência (chamemos-lhe assim) para a arte de fazer iogurtes, hábito que mantemos cá por casa.

Não torça já o nariz... É mesmo apenas uma questão de hábito... Demora 5 minutos a fazer e são inigualáveis em preço, saúde e sabor!

Por isso hoje deixo esta experiência! Porque gosto de chocolate, porque continuo a acreditar que fazer iogurtes em casa é uma boa opção e porque achei que seria a receita ideal para participar no primeiro passatempo do blog Da Panela para o Coração (do qual sou fã e seguidora e tem a prémio um estrondoso livro sobre chocolate!). Passem por lá assim que possam! Vão gostar!

Quanto aos iogurtes, espero que gostem! Cá por casa foram aprovados!

______________________

Iogurtes de chocolate com Curd de laranja

[faz 8]


Ingredientes:

- 45 gr de chocolate com 70% cacau

- 1 litro de leite meio gordo

- 75 gr de natas Parmalat

- 1 iogurte natural

- 60 gr de curd de laranja (+ um pouco para os copinhos)

- 20 gr de leite em pó

- 40 gr de açúcar amarelo

 

Nota: a receita de Curd de Laranja está AQUI.


Preparação:

Coloque o chocolate no copo da Bimby e dê 4 golpes de turbo. Junte os restantes ingredientes e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Coloque o iogurte em frascos esterilizados e deixe fermentar em ambiente morno por 10 horas (faço à noite e coloco no frigorifico de manhã).

Depois de fermentados, adicione duas colheres de chá de curd de laranja a cada copinho e coloque no frigorifico até à hora de consumir.


Alternativa de preparação:

Com o auxilio de um robot de cozinha/almofariz reduza o chocolate a pó (em alternativa, pode utilizar chocolate em pó). Coloque num tacho com o leite, o açúcar, o curd e as natas e deixe aquecer a uma temperatura razoável (quando colocar um dedo para medir a temperatura, sente quente, mas suporta). Adicione o iogurte e mexa bem para que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Coloque o iogurte em frascos esterilizados e deixe fermentar em ambiente morno por 10 horas (faço à noite e coloco no frigorifico de manhã).

Depois de fermentados, adicione duas colheres de chá de curd de laranja a cada copinho e coloque no frigorifico até à hora de consumir.

_________________________

 

Comentários

  1. Primeiro fiquei triste porque pensava que vinha só a versão da bimby, depois li mais um pouco e yupiiiii, vou poder fazer weeeeee! Deve ser uma delicia:) Quanto ao vicio do chocolate, ainda há pouco fui buscar uma caixa de bombons do natal e estão aqui a fazer-me companhia hehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera nao ter sido gulosa e ter guardado alguns... Ha muito muito tempo ja marcharam todos... Quando começo, nao paro enquanto nao vejo o fundo :-). Joana se tiveres duvidas na forma de fazer sem Bimby é s dizeres que posso dar mais alguma ajuda. E se procurares aqui no blog por iogurtes, tenho muita informação sobre o tema.

      Eliminar
    2. Sónia fiquei encantada com as receitas de iogurtes que tens no blog, cada uma melhor que o outra, e também já estive a ler as tuas recomendações para confeccionar iogurtes:) Irei experimentar se depois surgir alguma dúvida comunico :)

      Eliminar
  2. Que delicia! Adoro iogurtes caseiros e este é muito especial! delicia!

    beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  3. humm, adorei esta receita.
    ogurtes caseiros faz me lembrar a infância:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me em casa:))) padeço do mesmo mal "chocolate".
    Em casa também se fazem iogurtes todo ano (2 iogurteiras), que asseguram o consumo de 4 boquinhas...
    Quando ao iogurte, extraordinário!!! Prefiro chamar-me uma sobremesa daquelas que animam o nosso dia:)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho por hábito fazer iogurtes, mas esta tua proposta deu-me vontade de experimentar!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Esta combinação só pode ser boa!!!!Como fã de chocolate estes iogurtes estão aprovadissimos!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Já somos duas sou louca por chocolate e esses iogurtes estão mesmo uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficaram bem bonitos!
    Já fiz várias receitas de iogurtes de chocolate e nenhum me convenceu, talvez seja desta ;)

    ResponderEliminar
  9. Chocolate... dá cá mais cinco ! ;)

    Seja como for, com ou sem chocolate os iogurtes são excelentes, gosto tanto... seja Verão ou Inverno, nisso eu acompanho-te ! :)

    Como tenho a Bimby aproveito-a para os fazer, são excelentes e ficam de facto muito económicos ! :)

    Adorei os teus, super apetitosos e convidam a uma grande colherada ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu também sou viciado em chocolate...é um problema mesmo hehe ;)

    Acho que ficou uma excelente combinação e aposto que delicioso!

    ResponderEliminar
  11. Acho que ha mais viciados em chocolate do que pensava! Sinto-me em casa :-). Obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic