Avançar para o conteúdo principal

Iogurtes & chocolate

Acho que me considero uma viciada em chocolate... Uma tablete por dia já era um indício... Mas escolher sempre doces com chocolate tambem me deixou desconfiada... :-)

Como boa viciada que sou, não poderia deixar de levar esta influência (chamemos-lhe assim) para a arte de fazer iogurtes, hábito que mantemos cá por casa.

Não torça já o nariz... É mesmo apenas uma questão de hábito... Demora 5 minutos a fazer e são inigualáveis em preço, saúde e sabor!

Por isso hoje deixo esta experiência! Porque gosto de chocolate, porque continuo a acreditar que fazer iogurtes em casa é uma boa opção e porque achei que seria a receita ideal para participar no primeiro passatempo do blog Da Panela para o Coração (do qual sou fã e seguidora e tem a prémio um estrondoso livro sobre chocolate!). Passem por lá assim que possam! Vão gostar!

Quanto aos iogurtes, espero que gostem! Cá por casa foram aprovados!

______________________

Iogurtes de chocolate com Curd de laranja

[faz 8]


Ingredientes:

- 45 gr de chocolate com 70% cacau

- 1 litro de leite meio gordo

- 75 gr de natas Parmalat

- 1 iogurte natural

- 60 gr de curd de laranja (+ um pouco para os copinhos)

- 20 gr de leite em pó

- 40 gr de açúcar amarelo

 

Nota: a receita de Curd de Laranja está AQUI.


Preparação:

Coloque o chocolate no copo da Bimby e dê 4 golpes de turbo. Junte os restantes ingredientes e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Coloque o iogurte em frascos esterilizados e deixe fermentar em ambiente morno por 10 horas (faço à noite e coloco no frigorifico de manhã).

Depois de fermentados, adicione duas colheres de chá de curd de laranja a cada copinho e coloque no frigorifico até à hora de consumir.


Alternativa de preparação:

Com o auxilio de um robot de cozinha/almofariz reduza o chocolate a pó (em alternativa, pode utilizar chocolate em pó). Coloque num tacho com o leite, o açúcar, o curd e as natas e deixe aquecer a uma temperatura razoável (quando colocar um dedo para medir a temperatura, sente quente, mas suporta). Adicione o iogurte e mexa bem para que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Coloque o iogurte em frascos esterilizados e deixe fermentar em ambiente morno por 10 horas (faço à noite e coloco no frigorifico de manhã).

Depois de fermentados, adicione duas colheres de chá de curd de laranja a cada copinho e coloque no frigorifico até à hora de consumir.

_________________________

 

Comentários

  1. Primeiro fiquei triste porque pensava que vinha só a versão da bimby, depois li mais um pouco e yupiiiii, vou poder fazer weeeeee! Deve ser uma delicia:) Quanto ao vicio do chocolate, ainda há pouco fui buscar uma caixa de bombons do natal e estão aqui a fazer-me companhia hehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera nao ter sido gulosa e ter guardado alguns... Ha muito muito tempo ja marcharam todos... Quando começo, nao paro enquanto nao vejo o fundo :-). Joana se tiveres duvidas na forma de fazer sem Bimby é s dizeres que posso dar mais alguma ajuda. E se procurares aqui no blog por iogurtes, tenho muita informação sobre o tema.

      Eliminar
    2. Sónia fiquei encantada com as receitas de iogurtes que tens no blog, cada uma melhor que o outra, e também já estive a ler as tuas recomendações para confeccionar iogurtes:) Irei experimentar se depois surgir alguma dúvida comunico :)

      Eliminar
  2. Que delicia! Adoro iogurtes caseiros e este é muito especial! delicia!

    beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  3. humm, adorei esta receita.
    ogurtes caseiros faz me lembrar a infância:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me em casa:))) padeço do mesmo mal "chocolate".
    Em casa também se fazem iogurtes todo ano (2 iogurteiras), que asseguram o consumo de 4 boquinhas...
    Quando ao iogurte, extraordinário!!! Prefiro chamar-me uma sobremesa daquelas que animam o nosso dia:)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho por hábito fazer iogurtes, mas esta tua proposta deu-me vontade de experimentar!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Esta combinação só pode ser boa!!!!Como fã de chocolate estes iogurtes estão aprovadissimos!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Já somos duas sou louca por chocolate e esses iogurtes estão mesmo uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficaram bem bonitos!
    Já fiz várias receitas de iogurtes de chocolate e nenhum me convenceu, talvez seja desta ;)

    ResponderEliminar
  9. Chocolate... dá cá mais cinco ! ;)

    Seja como for, com ou sem chocolate os iogurtes são excelentes, gosto tanto... seja Verão ou Inverno, nisso eu acompanho-te ! :)

    Como tenho a Bimby aproveito-a para os fazer, são excelentes e ficam de facto muito económicos ! :)

    Adorei os teus, super apetitosos e convidam a uma grande colherada ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu também sou viciado em chocolate...é um problema mesmo hehe ;)

    Acho que ficou uma excelente combinação e aposto que delicioso!

    ResponderEliminar
  11. Acho que ha mais viciados em chocolate do que pensava! Sinto-me em casa :-). Obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…