Avançar para o conteúdo principal

.

Chocos

Adoro chocos, lulas, polvo e afins. Mas nem sempre é fácil encontrar destes bicharocos à confiança, com a frescura exigível… Para já não falar do custo de cada um destes espécimes…

Por isso, quando os vejo a um preço aceitável e frescos compro de imediato. E foi numa passagem pela Makro que isso aconteceu.

Comprei dois chocos gigantescos que o Mário fez o favor de limpar em casa. Cortei em tiras a parte que consegui (para fazer à Setubalense, oportunamente deixo aqui a receita) e o restante cortei em pedaços mais pequenos para fazer uma feijoada de chocos.

Normalmente faço com feijoca, mas quando não encontro vai mesmo com feijão branco. Este tinha já cozido e congelado o que tornou esta refeição bem rápida de fazer.

É um gesto simples que ajuda a poupar uns euros em enlatados e frascos e que pode ser feito enquanto se prepara o jantar ou no fim-de-semana quando há mais tempo. E sem dúvida que, durante o corre-corre do dia-a-dia, ter estes pormenores já adiantados faz toda a diferença.

_____________________________

Feijoada de Chocos

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 650 gr de choco

- 1 cebola

- 3 dentes de alho

- 1 cenoura

- 2 folhas de louro

- 3 tomates grandes

- 4 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 100 ml de vinho branco + 250 ml de água da cozedura do feijão

- 1 malagueta seca

- 900 gr de feijão branco

- sal qb

- Coentros frescos qb


Preparação:

Coloque a cebola e o alho picadinhos num tacho e junte um fio de azeite para refogar, a malagueta, o louro e a cenoura cortada fininha em meias luas.

Quando a cebola estiver a ficar translúcida, junte o tomate cortado em pedaços bem pequenos (sem casca) e a polpa de tomate e deixe apurar uns 5 minutos em lume brando. Junte o choco, a água de cozedura do feijão e o vinho branco e deixe cozer em lume brando.

Assim que esteja cozido junte o feijão branco e conte uns 5 a 10 minutinhos só para apurar. Rectifique temperos e sirva polvilhado com coentros frescos picados.

_____________________________

 

Comentários

  1. Que delicia de feijoada!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que feijoada apetitosa! Adoro estas feijoadas!
    Bjs
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Feijão e chocos.... uma combinação que me faz babar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro chocos e ficam tão bem numa feijoada assim :)

    Muito bom :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tb adoro! Ficaram muito bem nesta tua feijoada!
    Eu também costumo ter sempre feijão e grão cozidos e congelados. Tens toda a razão e em pequenos gestos como este tb se poupa: no tempo e na carteira :)
    Beijinho amiga ;)

    ResponderEliminar
  6. També adoro e não tenho feito pois ultimamente não me parecem frescos... sei que já são horas do lanche mas um pratinho destes... provava! bjks

    ResponderEliminar
  7. Adoro feijoada de chocos e esta tua sugestão é magnífica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic