Quando penso em sopa, penso em sopa feita da forma como se faz na casa dos meus pais ou dos meus avós. Um creme de legumes passados com 'entulho' (legumes verdes). O creme de legumes lá tinha a sua variante quando o puré era de leguminosas (feijão ou grão) mas sopa na sua verdadeira acepção da palavra é assim...
Pois bem... Ver programas de TV sobre culinária e ler livros sobre a temática, tem-me dado vontade de experimentar coisas diferentes. E foi nessa busca de novos sabores que resolvi fazer a minha primeira experiência... Nada de coisas muito complexas, mas um primeiro passo, espero eu, para a descoberta de novas sopas fantásticas...
Resolvi fazer um creme de abóbora assada com umas beldroegas. O formato de sopa mantive, isto é, creme com 'entulho'. Mas sem duvida que a intensidade de sabores, mostrou-me um caminho que não conhecia.
As beldroegas utilizadas foram apanhadas na horta da Quinta do Chocalhinho. Sem duvida têm um paladar muito diferente das de venda/estufa que por aqui em Lisboa há à venda. A abóbora utilizada não a trouxe do Alentejo porque ainda não estavam no ponto para serem apanhadas, mas sem duvida que as belíssimas abóboras da Quinta serviram-me de inspiração para esta sopa, de tanta pena que tive de não ter trazido uma.
__________________________________Sopa de abóbora assada com Beldroegas
[serve 6 pessoas]
Ingredientes:
- 1 abóbora manteiga (tinha 1 kg)
- 1 chuchu (250 gr)
- 1 nabo (100 gr)
- 1 cebola
- 4 dentes de alho (com casca)
- 2 batatas (100 gr)
- 2 mãos cheias de beldroegas (500 gr + ou -)
- flor de sal a gosto (pode usar sal grosso)
- azeite a gosto
Preparação:
Corte a abóbora em quadrados mais pequenos, reter as sementes, mas deixe a casca. Num tabuleiro de forno disponha a abóbora, a cebola cortada em gomos e os alhos com a casca. Tempere com flor de sal a gosto e um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 30 minutos.
Entretanto, coloque no copo da Bimby o nabo, o chuchu e a batata descascados cortados em cubos mais pequenos e 900 gr de água. Junte um fio de azeite e flor de sal e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. Na varoma coloque as beldroegas a cozinhar ao mesmo tempo.
Findo o tempo, junte a cebola assada, os alhos sem casca e a abóbora assada (à qual retirou entretanto a casca) ao copo da Bimby. Programe 1 minuto, velocidade 7. Junte as beldroegas e verifique o sal e o azeite. Se necessário, rectifique.
Alternativa de Preparação:
Corte a abóbora em quadrados mais pequenos, reter as sementes, mas deixe a casca. Num tabuleiro de forno disponha a abóbora, a cebola cortada em gomos e os alhos com a casca. Tempere com flor de sal a gosto e um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 30 minutos.
Entretanto, coloque num tacho o nabo, o chuchu e a batata descascados cortados em cubos mais pequenos e 900 gr de água. Junte um fio de azeite e flor de sal e deixe cozer (deve demorar cerca de 25 a 30 minutos).
Findo o tempo, junte a cebola assada, os alhos sem casca e a abóbora assada (à qual retirou entretanto a casca) aos legumes já cozinhados no tacho e passe tudo com a varinha mágica. Adicione as beldroegas e leve a lume brando até cozerem (cerca de 20 minutos). Verifique o sal e o azeite. Se necessário, rectifique.
Nota: esta sopa fica com um sabor a fumado intenso, especialmente pelo alho. Se gostar menos intenso, reduza a quantidade de alho e de abóbora.
__________________________________
Sónia ... Que delicia deve ter ficado ...
ResponderEliminarAté consigo sentir o paladar :))
Beijinho e boa semana !
A sopa não pode faltar cá em casa... é a única maneira do meu filho comer legumes.
ResponderEliminarA tua ficou com um aspecto fantástico
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
Uma sopa fabulosamente deliciosa!!
ResponderEliminarBeijocas,
Lia.