Avançar para o conteúdo principal

.

Nostalgia de Natal?

Não sei que raio me deu no outro dia, mas só pode ter sido a nostalgia de Natal… Estamos em Agosto, eu sei, mas passei o dia a pensar em roupa velha, aquele prato que se costuma fazer com os legumes que sobejam da noite de Natal… E como tinha descongelado umas bicas (uma ‘marca’/espécie de peixe) para o jantar, achei que não podia haver melhor combinação!!!!
O Mário não conhecia, parece que não é muito tradicional lá para os lados do Alentejo e quando lhe disse que ia fazer roupa velha para o jantar olhou um pouco desconfiado…
Pela via das dúvidas, não fosse a malta cá de casa não me querer acompanhar nos devaneios, deixei algumas batatas cozidas de parte (havendo batatas cozidas e azeite, não precisa haver mais nada)… Cozi batatas, cozi cenouras, cozi couve portuguesa, salteei uns quadradinhos de pão, misturei tudo e por pouco não consegui ir a tempo de fotografar… As batatas ficaram no prato, porque o que realmente teve mais saída foi a roupa velha!!!! Que o diga o Mário quem nem viu quase a cor ao pão, já que a Joana conseguiu roubar todos os quadradinhos do prato do pai! Acho que isto será para repetir. É fantástico com peixe grelhado ou frito.
Só fiquei com uma dúvida, como o prato foi feito de raiz, será que não se devia chamar roupa nova??
___________________________________


Roupa Velha
[serve 4 pessoas]

Ingredientes:
- 250 gr de couve portuguesa
- 4 batatas pequenas
- 1 cenoura
- 2 fatias de pão de forma
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 7 dentes de alho
- azeite e vinagre qb

Preparação:
Coloque no cesto da bimby as batatas e a cenoura. Aplique a varoma por cima com a couve portuguesa. Coloque no copo da Bimby cerca de 1 litro de água e tempere com sal. Programe 20 minutos, varoma, velocidade 1 (para que os legumes fiquei al dente). Se não tiver Bimby, coza os legumes da forma tradicional.
Corte o pão em cubos e os alhos em lâminas. Numa frigideira anti-aderente core os alhos num pouco de azeite e adicione os cubos de pão até absorver totalmente o azeite que colocou (cerca de 3 colheres de sopa). Retire e reserve.
Quando os legumes estiverem cozidos, corte a batata em cubos, assim como a cenoura e corte a couve em juliana (usei uma tesoura para facilitar). Misture tudo, bem escorrido, na frigideira e adicione cerca de 2 colheres de sopa de azeite e 1 de vinagre (rectifique estas quantidades se não forem ao seu gosto). Tempere de sal e um pouco de tomilho. Misture bem, sem esmagar, e desligue o lume. Junte os cubos de pão e o alho e está pronto a servir.

Nota: Serve como acompanhamento para peixe frito ou grelhado.
___________________________________

Comentários

  1. Pois assim vai ser mt difícil o Mário voltar à linha ..... lol lol lol

    ResponderEliminar
  2. :D Roupa Nova!!! Sem düvida !!! Ehehe está com um ar bem apetecível!!!
    Beijocas !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Eu adorei a receita ficou com um aspecto delicioso o nome roupa nova parece me bem :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro roupa velha e esta tua sugestão é fabulosa para relembrar que pode ser feita durante o ano, sem estarmos à espera do Natal...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic