Avançar para o conteúdo principal

.

Está aberta a época dos piqueniques...

Com a chegada do calor, enchem-se as matas de aficionados dos piqueniques. É ver a descarregar as arcas frigorificas, os sacos de carvão e as grades de minis e a criançada toda divertida por passar um dia ao ar livre.

Eu adoro fazer piqueniques, ainda que, com muita pena minha, não tenha daqueles cestos românticos com pratos, talheres e copos, que custam para cima de uma fortuna! Adoro criar novos pratos, diferentes dos tradicionais que se trazem nestas ocasiões. Gosto de surpreender e ser surpreendida. Sou gulosa de coisas diferentes, petiscos improváveis, mas que sejam facilitadores da tarefa de comer em pratos de plástico com talheres de plástico ou simplesmente... à mão!

Pelo aniversário do blog cravo e canela foi lançado um desafio de criarmos um prato para um piquenique e imediatamente me lembrei desta salada/crepe! Já a utilizei algumas vezes para ocasiões deste género e tem sido bastante apreciada. Seja na variante salada, seja disfarçada em crepe, é uma mistura de sabores que casa bem e que não precisa de temperos!

Agora, só falta o bom tempo e reunir os amigos e/ou família.

_____________________________________

Salada/Crepe de Frango, alho e maçã com croutons de tomilho

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

- uma alface média

- 2 peitos de frango cortados em bifes

- 8 dentes de alho

- 50 gr de milho (usei congeladas)

- 50 gr de ervilhas congeladas

- 200 gr de queijo parmesão ralado

- 2 fatias de pão alentejano ou outro

- 1 mão cheia de nozes

- 3 colheres de sopa de miolo de pinhão

- 1 mão cheia de passas

- 1 maçã com casca

- meio pepino

- 6 tomates cereja

- meio limão

- azeite qb

- cebolinho qb

- sal qb

- 2 colheres de chá de tomilho seco

Para os crepes (rendeu 4 crepes, mas depende do tamanho da frigideira):

- 1 colher de sopa de azeite

- 125 gr de farinha

- 250 gr de leite

- 1 ovo

- sal qb

- azeite qb

Preparação:

Tempere os bifes de frango de sal e tomilho seco. Coloque um tacho com as ervilhas e o milho a cozer com um pouco de sal. Corte o pão em cubos. Lamine os alhos. Lave a alface, escorra bem e corte em juliana. Corte a maçã em cubos pequenos, com casca, e esprema um pouco de sumo de limão por cima para não oxidar. Corte o tomate em 4. Descasque o pepino e corte em cubos pequenos.

Coloque um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e core os bifes de frango de ambos os lados (não passe demais para não ficarem secos). Retire, desfie e reserve.

Na mesma frigideira coloque um pouco mais de azeite e junte o alho laminado até ganhar cor. Retire e reserve.

Junte os cubos de pão e polvilhe-os com tomilho seco. Deixe absorver o azeite e ganhar cor. Reserve.

Agora que todos os ingredientes estão preparados, decida se irá fazer crepes ou salada. Eu optei por fazer ambas!

Para a salada: disponha numa saladeira, em camadas, metade de cada um dos ingredientes - a alface, o milho e as ervilhas escorridas e arrefecidas, o pepino, o tomate, o frango desfiado, o alho laminado, os croutons, cebolinho picado, as nozes grosseiramente picadas, as passas, o pinhão e a maçã. Por fim, polvilhe generosamente com parmesão ralado (que irá dar sabor à salada, tornando desnecessário tempero suplementar como vinagrete ou outros).

Para os crepes: num liquidificador (utilizei a Bimby) coloque todos os ingredientes e misture bem (programei 15 segundos, velocidade 6). Numa frigideira anti-aderente passe um guardanapo untado com azeite em toda a superfície. Faça os crepes. Divida os ingredientes em 4 porções (ou mais se a massa render mais crepes) e distribua pela mesma ordem que colocou as camadas na salada, terminado com o parmesão ralado. Enrole bem e corte ao meio para ser mais fácil de comer.

_____________________________________

 

Comentários

  1. Lembro-me muito bem de uma vez - há mais de um ano atrás - aparecer à tua porta quase de improviso e ser brindada com crepes com frango, salada e croutons. À noite quando fecho os olhos ainda lhes sinto o gosto. Eram mesmo bons!

    ResponderEliminar
  2. Tinha alguma esperança de que te lembrasses! Que bom que gostaste. Agora já podes repetir em terras De sua majestade!

    ResponderEliminar
  3. É uma salada/crepe versátil e fantástica. Espero que goste Mary!

    ResponderEliminar
  4. Tanto em salada comp em crepe devem ser uma delicia
    Muito obrigada pela tua participacao
    Bjnhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic