Há uns anos comprei, na feira do livro, um livro com receitas de aspeto delicioso de onde apenas experimentei uma receita, um pudim de maçã. Este pudim fez sucesso num almoço de família.
Não foi um livro que tivesse nos tops, mas confesso que tem receitas de encher o olho com a particularidade de serem receitas com uma redução brutal das quantidades de açúcar e algumas delas são hoje muito adequadas ao estilo de vida que adotamos cá por casa.
O livro chama-se “Doce Equilíbrio”, de Gilberto Costa e Claudia Viegas. Esta receita que hoje partilho foi inspirada numa das receitas do livro. Ficou muito além do que esperava, e as expectativas já eram altas. As adaptações feitas resultaram bem e o bolo ficou doce qb, sem exageros. Para os mais guloso, ajustem em função dos gostos aí de casa, mas não deixem de experimentar.
Bolo de maçã com cerveja
Ingredientes:
- 400 gr de maçã (usei reineta, granny smith e bravo esmolfe)
- 1 colher de chá de canela
- 4 ovos
- 30 gr de açúcar de coco
- raspa de 1 limão
- 90 gr de cerveja
- 10 gr de azeite extra virgem
- 120 gr de farinha de arroz
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 6 colheres de sopa de açúcar de coco + 3 colheres de sopa de água para o caramelo
Preparação:
Descasque as maçãs e com um instrumento próprio retire o caroço, mantendo-as inteiras. Distribua as maçãs na varoma e polvilhe com canela.
Coloque 500 gr de água no copo da bimby e coloque a tampa. Encaixe a varoma e programe 12 minutos, varoma, velocidade 1. A maçã ficará cozinhada mas sem estar desfeita (veja a nota abaixo).
Prepare o caramelo. Coloque os ingredientes numa frigideira e assim que a água começar a evaporar e tenha um líquido mais xaroposo, desligue e reserve.
Numa forma retangular (20 x 24 cm) forre com papel vegetal e distribua a maçã cortada em gomos e distribua o caramelo por cima. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°.
No copo limpo, aplique a borboleta e bata 4 claras em castelo, 3 minutos, velocidade 3,5. Reserve.
No copo coloque 4 gemas e o açúcar e bata 1 minutos e 30 segundos, 37°, velocidade 3.
Adicione a raspa de limão, a farinha de arroz, o fermento, a farinha de amêndoa, o azeite e a cerveja. Misture 30 segundos, velocidade 3.
Junte as claras batidas em castelo com movimentos suaves. Distribua a massa por cima da maçã e do caramelo.
Leve ao forno por 40 minutos ou até que o bolo esteja cozinhado.
Nota: o objetivo de cozinhar as maçãs inteiras é que não cozam demasiado. Mas se preferir pode descascar e descaroçar e cozer a maçã já cortada em gomos, mas retire tempo à cozedura.
Que bom aspeto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/10/bolo-de-maca.html
Adoro bolos assim com maça. o aspeto esta super tentador.
ResponderEliminarBoa semana