Vivem-se dias diferentes. Haverá o antes e o depois, mas o depois não será jamais igual ao antes. São dias em que tudo vira do avesso. Em que o instinto de sobrevivência é ativado. Em que tentamos encontrar um novo “normal” em tempos anormais. Em que tentamos equilibrar a vida familiar, a vida escolar e a vida laboral. No mesmo espaço. Com as mesmas pessoas.
Tempos agarrados aos ecrãs, à procura de notícias, boas ou más, que nos dêem uma ideia de para onde vamos. Mas também tempos em que tentamos não entrar em pânico, em que tentamos que os miúdos não sintam medo, acordem à hora do costume, façam a cama, dispam o pijama, lavem os dentes, se sentem a estudar e se mantenham ativos... entre 4 paredes.
Estamos em casa desde 5f da semana passada. O marido em teletrabalho, a miúda com aulas à distância e eu a tentar recuperar de uma operação a que fui submetida na passada 6f. Não está a ser fácil gerir. Mas não tenho dúvidas que:
- estas são as pessoas certas para estarem comigo fechadas;
- prefiro este cenário, a estar separada deles porque um de nós tem de assegurar serviços mínimos fora de casa em virtude das suas funções (coragem a quem está nesta situação!);
- pior cenário seria um de nós estar doente, isolado, num hospital (coragem e esperança também a quem está neste quadro)...
Quando a sanidade mental começar a escassear, não se esqueçam dos outros que estão do outro lado da barricada... Torna tudo mais “aceitável” nestes tempos que jamais serão iguais. Força a todos e não saiam de casa...
Pão cá de casa
Ingredientes:
- 80 gr de farinha de arroz
- 50 gr de fécula de batata
- 80 gr de farinha de trigo sarraceno
- 50 gr de polvilho azedo
- 20 gr de farinha de sementes de linhaça
- 2 colheres de sopa de physilium husk
- 1 embalagem de fermento seco para pão
- 220 gr de água
- 1 colher de sopa de sal
- flocos de aveia sem glúten qb
Preparação:
Pesar e colocar cada um dos ingredientes secos numa taça. Misturar bem e ir juntando a água até que a massa de despegue das mãos. Se for necessário um pouco mais, adicione. A moagem das farinhas poderá levar a quantidades de água diferentes.
Forme com a massa uma bola bem ligada, pincele com um pouco de água e polvilhe com flocos de aveia. Deixe levedar tapada durante cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 200° e coloque um pequeno recipiente com água (para ajudar a que a crosta do pão fique crocante).
Leve o pão ao forno cerca de 45 a 50 minutos. Vá observando para não deixar queimar. Estará pronto quando a crosta a toda a volta estiver crocante.
Rico pão.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/03/creme-de-abobora-apimentado.html