Comer doces é algo que não fazemos muito cá por casa, mas por vezes quando um dia corre menos bem, quando o stress aperta, quando sentimos necessidade de algo que nos conforte sempre nos refugíamos na comida e nos doces. Não ter coisas doces em casa é sempre bom e é um exemplo para a nossa filha, que apesar de não ver os pais a comer coisas doces, gomas, rebuçados, etc., tem acesso a tudo isto na escola, nos centros comerciais, na televisão e em especial nos canais das crianças, etc., etc., etc.
Tarte de limão deliciosa
Mas mesmo que não tenhamos nenhuma coisa doce em casa, podemos sempre fazê-los... e para isso temos uma quantidade de livros e de informação que nos permite seguir caminhos menos maus e igualmente deliciosos. Foi o aconteceu com esta tarte. Ao folhear o livro ¨Sem glúten com paixão¨ da Sofia Paixão fiquei a salivar com a tarte de limão. Sempre houve tartes de limão em nossa casa, adoramos limão e è um fruto de presença obrigatória na fruteira.
Experimentámos, saciámos e ficámos fãs desta tarte, iremos repetir mais algumas vezes.
Tarte de limão deliciosa
Ingredientes:
Base da tarte
- 45 gr açúcar de côco
- 80 gr de flocos de aveia sem glúten
- 40 gr de farinha de côco
- 70 gr de trigo serraceno em grão
- 40 gr de polvilho doce
- 10 gr de sementes de linhaça
- 90 gr de manteiga de vaca
- 1 ovo biológico
- uma pitada de sal marinho
Recheio da tarte
- Raspas e sumo de 2 limões grandes
- 80 gr de mel
- 6 ovos biológicos
- 60 gr de miolo de pistácios
- 60 gr de caju torrado
- 75 ml de água
- 1 colher de sopa de açafrão
- uma pitada de sal marinho
Para decorar
- 250 gr de uma mistura de pistácios e cajus
Preparação:
Pré aqueça o forno a 175°C.
Para preparar a base, coloque num processador, o açúcar, os flocos de aveia, o trigo serraceno, a linhaça, o polvilho, a farinha de côco e o sal e triture tudo por forma a ficar com uma mistura de farinhas e não ficar nada em semente.
De seguida junte a manteiga, e carregue 5 vezes no turbo. Junte agora os ovos e volte a pulsar no turbo para misturar tudo.
Numa tarteira retangular, coloque a massa obtida e com os dedos forre bem a mesma de forma homogênea. Com a ajuda de um garfo pique a base e de seguida leve-a ao forno durante 15 minutos.
Para o recheio, coloque todos os ingredientes no processador e triture até ficar com uma consistência cremosa.
Retire a base do forno e verta o recheio por cima e volte a colocar no forno por mais 35 minutos. Se ao fim dos 35 minutos o centro da tarte ainda estiver liquido, deixe estar mais alguns minutos no forno.
Retire a tarte, deixe arrefecer e decorre a gosto. No meu caso, piquei grosseiramente os pistácios e os cajus torrados.
Por fim, deguste a tarte, acompanhada por um café... delicia...
Comentários
Enviar um comentário