Cá por casa fazemos panquecas com qualquer ingrediente, doce ou salgado. Embora as preferidas sejam as de banana e chocolate (em breve publico), sempre que podemos vamos experimentando outras variantes.
Desta vez experimentamos com abóbora. Uma abóbora linda que o Nuno e a Claudia nos ofereceram e que tinha uma cor laranja e um perfume que só os produtos que foram bem cuidados têm. Uma delicia. Confesso que dou um valor enorme a estes presentes genuínos. Enchem-me a alma...
Foi desses cubos aromáticos e tenros, que depois guardamos no frigorífico para usar mais tarde, que tiramos a ideia destas panquecas.
Sabem a sonhos de abóbora. São saborosas, tenras e aromáticas. Sejam comidas simples, com um fio de mel ou regadas com chocolate negro derretido.
Panquecas de abóbora
[fez 16]
Ingredientes:
- 240 gr de abóbora assada (com canela se gostarem)
- 3 ovos (140 gr)
- raspa de 1 limão
- 50 gr de farinha de amêndoa
- 30 gr de farinha de aveia (sem glúten)
- 15 gr de farinha de coco
- 20 gr de mel
- 1 colher de chá de fermento para bolos
Preparação:
Misturar/bater bem os ovos com a abóbora assada e o mel. Juntar os restantes ingredientes e ligar bem. A massa não vai ficar muito líquida, porque a farinha de coco tem a particularidade de absorver muita água.
Numa frigideira antiaderente untada com um fio de azeite deite colheradas da massa e vá virando assim que a massa que fica em contacto com a frigideira o permitir.
Sirva simples, com um fio de mel ou com chocolate negro (> 70% de cacau) derretido no microondas.
Tenho de experimentar essas panquecas.
ResponderEliminarGostei do aspeto que elas ficaram e devem ser mais saudáveis.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/01/farrapo-velho-minha-moda.html