Todos nós temos as nossas manias. Eu costumo tentar terminar o ano com todas as pontas soltas resolvidas. E iniciar o ano com tudo organizado. E isso inclui verificar se tudo o que está no congelador há mais tempo é gasto. Se há validades a expirar nos poucos produtos que tenho em despensa.
No inventário que vou mantendo de tudo o que tenho na arca vertical, tenho sempre algumas anotações de tudo que precisa de ser gasto com prioridades. E tinha lá umas cerejas que tinha descaroçado e congelado no verão. Perfeito! Bastava decidir o destino? Crumble, compota ou clafoutis?
Saiu este clafoutis. Que mais uma vez foi uma adaptação de uma receita convencional do Chef Hermida. Se a quiser adaptar a uma receita sem lactose, basta substituir as natas por leite de amêndoa ou de coco. Se não tiver algum dos ingredientes, por exemplo, açúcar de coco, pode optar por mel.
Um excelente 2019 para todos!
Clafoutis de cereja
Ingredientes:
- 500 gr de cerejas (peso descongeladas e descaroçadas)
- 4 ovos de galinhas felizes
- 40 gr de natas
- 30 gr de farinha de amêndoa
- 20 gr de polvilho doce
- 3 colheres de sopa rasas de açúcar de coco
- óleo de coco ou azeite qb para untar
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°.
Bata os ovos com as natas. Junte o açúcar de coco e as farinhas e volte a bater.
Unte uma tarteira com 24 cm de diâmetro com óleo de coco ou azeite. Distribua as cerejas já descongeladas (ou frescas) e cubra com a mistura que acabou de bater.
Leve ao forno por 30 minutos ou até que esteja consistente.
A consistência deverá ser a de um pudim.
Comentários
Enviar um comentário