Atualmente no mercado existe uma quantidade enorme de produtos alimentares que podem servir de “snack” entre as refeições, ou mesmo de aperitivos antes das refeições, uns doces, outros salgados. Optar por um regime alimentar que não consome esse tipo de snacks, reduz as opções de escolha para esses tipos de refeições.
Numa das receitas de quiche que a Sónia criou, sobrou um pouco da base… ora um dos princípios de lá de casa é nunca desperdiçar comida. Princípio nobre, que seguimos o mais rigidamente que podemos, tudo é aproveitado.
Assim, juntámos mais isto, mais aquilo e com um rolo de massa, fizemos umas bolachas finas, salgadas e crocantes. De tão deliciosas que ficaram que pouco tempo duraram, até a princesinha mais pequena se lambeu com elas.
Posso dizer que as “testámos” com queijo, manteiga, sem nada e de todas as formas são excecionais.
Fica a receita para testarem e partilharem… deliciem-se.
Bolachas Salgadas
- 130 gr de farinha de aveia sem glúten
- 80 gr de farinha de trigo sarraceno
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite virgem extra
- 75 gr de água
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 colher de sopa de oregãos secos
Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha, e misturar até obter uma massa perfeitamente homogénea. Atenção que esta massa não é elástica pelo que deve pelo menos ficar bem ligada, por isso não juntar a água toda de início, começar por 65 gr de água e depois juntar o restante se sentir que a massa não ligou. Se a massa ficar muito líquida depois não a consegue trabalhar com o rolo.
Deixa repousar uns 30 minutos. Num tapete para trabalhar a massa, ou sobre a pedra da bancada da cozinha, espalhar um pouco de azeite para a massa não agarrar, a mesma ação se deve fazer sobre o rolo da massa.
Deixar a massa o mais fino possível e com um cortador com a forma que desejar, fazer pequenas bolachas.
Leva ao forno durante 10 minutos á temperatura de 200ºC.
Gostei imenso destas bolachinhas e vou testá-las já hoje. Ficaram bonitas e, tenho a certeza, de que são também deliciosas.
ResponderEliminarBjn
Márcia