Não, hoje não vos vou ensinar a fazer espetadas. Hoje trago uma sugestão que adoramos cá por casa, especialmente a mais pequena. E todos os truques do mundo são poucos quando queremos po-los a comer peixe, certo? Cá por casa descobrimos que as espetadas são uma ótima forma de por as crianças a comer... Seja peixe, seja carne, seja fruta. Vá lá saber-se porquê... Mas resulta!
Como sabemos que o salmão chega à 3ª e 5ª a Portugal, num desses dias vamos à makro e compramos um salmão inteiro. Desse salmão cortamos lombos para fazer no forno ou grelhar, cortamos cubos para espetadas e as aparas guardamos para saltear com legumes, quando não são usadas para sashimi improvisado.
Como é um peixe que comemos muito cá por casa, esta foi a forma que encontramos de rentabilizar o investimento. Comprar postas de salmão a vulso sai mais caro, sabiam? O mesmo se aplica a comprar peitos de frango ou pernas. Sai sempre mais caro do que comprar o frango inteiro.
Claro está que se o salmão for selvagem, tanto melhor... Mas ainda não tivemos essa sorte. Até agora só encontramos congelado.
Espetadas de salmão com legumes
Ingredientes:
- cubos de salmão
- curgete às rodelas
- cebola roxa
- tomate cherry
- cogumelos
- sal e oregãos secos para temperar
Preparação:
Pré-aqueça o grelhador.
Tempere os cubos de salmão com sal e oregãos secos (faz toda a diferença). Corte a curgete em rodelas grossas. Corte a cebola em quartos. Corte os cogumelos ao meio. Vá espetando os cubos de salmão alternados com os legumes.
Grelhe por uns 8 minutos cada lado ou até que carregando nos cubos não esteja mole.
Sirva acompanhado de uma salada.
Nota: utilize os legumes ou fruta que tiver em casa. Salmão com abacaxi é também fabuloso.
Comentários
Enviar um comentário