Não é segredo para ninguém que não gosto de pescada. Talvez seja a maior diferença entre mim e o meu marido, já que pescada cozida é o prato preferido dele (como é que pode?).
Como temos de tentar agradar a gregos e troianos, lá vamos fazendo um esforço por ir desfarçando o bicho...
Às vezes não corre bem, outras corre tão bem que se torna digna de figurar no blog. Bom... Na verdade adoro molho de tomate e acredito, com fervor, que qualquer coisa fica melhor com molho de tomate. Até a pescada. Estava certa!
Pescada com molho de tomate
[serve 5]
Ingredientes:
- 5 lombos de pescada
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 500 gr de tomate bem maduro
- 2 ou 3 cubos de abóbora ou cenoura
- azeite, sal e oregãos secos qb
Preparação:
Tempere a pescada com um pouco de sal. Não demasiado porque o molho de tomate terá sal. Reserve.
Coloque num tacho a cebola e os dentes de alho picadinhos com um fio de azeite. Deixe alourar ligeiramente.
Descasque o tomate, elimine a maioria das sementes e junte ao refogado bem picadinho. Junte a abóbora ou a cenoura e adicione um pouco de água para ajudar a cozinhar os legumes. Tempere com sal e oregãos secos e deixe cozinhar em lume brando. Vá vigiando para não deixar secar demasiado a água, mas não adicione em demasia porque o objetivo é obter um molho de tomate consistente.
Passe tudo e retifique os temperos. Como adicionou cenoura/abóbora e retirou as sementes ao tomate, em princípio o molho de tomate não estará demasiado ácido. Caso esteja, adicione um fio de mel para contrabalançar.
Coza a pescada, preferencialmente ao vapor. Sirva regada com o molho de tomate e acompanhe com legumes cozidos salteados.
Aqui em casa é muito raro comer pescada , os maiores apreciadores são os gatos.
ResponderEliminarGeralmente é filetes da forma mais tradicional.
Devo dizer que essa tem muito bom aspecto.
Boa semana