Tenho sempre truques na manga para semanas mais complicadas de gerir. Semanas com 5 dias de refeições para três, semanas de escola, de natação, de ginástica desportiva, de catequese, de trabalhos de casa, de reuniões sem fim, de trabalho que tenho de adiantar em casa, de banhos, de trânsito...
Desde que comprei uma panela de cozedura lenta, aproveito a noite para ir adiantado o almoço e o jantar dos dias seguintes. Basta colocar a carne e os temperos e umas horas depois tudo está tenro e desfaz-se. Faço durante a noite porque não se desliga automaticamente e tenho receio de deixá-la ligada durante o dia de trabalho.
Faço sempre uma boa quantidade, divido em caixinhas e voilá! Muda o acompanhamento, desfio e faço umas tortilhas, enfim... Nada de fast food!
Carne de porco em cozedura lenta
[serve 4 a 6 pessoas]
Ingredientes:
- 800 gr a 1 kg de lombo de porco
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cenoura grande
- 15 castanhas (usei congeladas)
- 1 ramo de salsa generoso
- 1 folha de louro
- sal e azeite
Preparação:
Pique a cebola e o alho e coloque na panela. Adicione a folha de louro, o tomate picadinho (sem pele e sementes) e o azeite. Junte a cenoura descascada, cortada em rodelas grandes (porque vai cozer durante bastante tempo e não queremos que se desfaçam) e as castanhas.
Por fim, junte o lombo (previamente passei numa frigideira com um pouco de azeite só para corar a superfície e selar a carne) e o ramo de salsa. Tempere com um pouco de sal e feche a panela. Deixe cozinhar cerca de 8 horas.
Acompanhei com puré de couve flor.
Nota: quando cozinhar nestas panela, não necessita juntar líquido. O vapor que se forma durante a cozedura é suficiente.
Comentários
Enviar um comentário