Fazer manteiga de frutos secos, qualquer que ele seja, é um assunto já muito explorado. Não há revista que já não tenha publicado uma receita. Não há blog ou livro de culinária que não tenha a "sua" versão. E esta é apenas a nossa, cá de casa.
O que tem de especial? Nada. Pode fazer com a quantidade de amêndoa que tiver em casa. Pode fazer com casca, sem casca ou com metade de cada, pode adicionar mais sal, ou não por sal ou simplesmente não juntar mel. E se não tem amêndoas, pode fazer com caju, por exemplo. É uma receita versátil. Feita à medida do gosto de cada um.
É tão simples, que espero convencer aqueles que compram no supermercado a fazer em casa. Não se esqueçam que se vem no frasco foi processada e tem corantes e conservantes. Fazer em casa significa controlar toda a produção, é escolher a qualidade do ingrediente principal, é saber como é feita, é personalizar ao nosso gosto. E não, não dá grande trabalho.
Inicialmente o sabor estranha-se, mas garanto que depois entranha-se. Costumo colocar uma caixinha com cerca de 1 colher de chá desta manteiga, nos lanches, para petiscar com toros de cenoura, é uma delicia... E se passou no palato da minha princesa, diria que passa no palato de qualquer um.
Esta manteiga pode ser usada para barrar em "pão", para servir de patê com pedaços de vegetais, para rechear crepes, enfim... É um alimento fantástico que se aguenta umas duas semanas no frigorífico, embora ache que não a vai deixar lá tanto tempo.
Manteiga de amêndoa
[faz 400 ml +ou-]
Ingredientes:
- 400 gr de amêndoa com casca
- 1 colher de chá de flor de sal
- 1 colher de chá de mel
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150º.
Distribua o miolo de amêndoa num tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos. Findo o tempo deixe arrefecer por completo. Não deve saltar este passo, ok?
Depois de frio, coloque o miolo de amêndoa, a flor de sal e o mel num robot de cozinha e vá processando até que se transforme a manteiga. Dependendo da potência do robot, pode demorar até alguns minutos. Não desista.
Depois de feito deite num frasco e leve ao frio.
Comentários
Enviar um comentário