Fazer iogurte em casa faz parte das nossas rotinas há mais de 7 anos. Coincidiu com a compra da bimby, embora não seja necessário tê-la para os poder fazer. Claro que simplifica, mas não existia ainda a bimby e já as nossas avós e bisavós o faziam. Não esquecer isso!
Embora a Joana e o pai sejam intolerantes à lactose, faço iogurtes para mim e às vezes sem lactose para o Mario (utilizo leite sem lactose). No verão fermentam enrolados numa manta polar. No inverno coloco-os numa iogurteira. Seja qual for o método saem sempre bem.
Quando quero iogurtes com menos soro, a fazer lembrar o iogurte grego de compra, simplesmente retiro o soro e voilá! Tenho iogurte grego caseiro para toda a semana. O iogurte grego de compra tem natas. Este é feito com leite meio gordo, sem adição de natas ou açúcares. Não fica nada atrás do de compra e é até menos ácido! Só vantagens!
Iogurte estilo grego
[faz 250 gr + ou -]
Ingredientes:
- 1 litro de leite meio gordo (uso vigor)
- 1 iogurte natural (pode ser o último da vez anterior)
Preparação:
Aqueça o leite até que colocando o dedo esteja morno mas tolerável manter lá o dedo (deve estar nos 50º). Junte o iogurte e misture.
Coloque a fermentar, ou numa iogurteira, ou embrulhado numa manta polar, cerca de 8 horas. Findo o tempo coloque um pano de algodão fino em cima de um coador e deixe escorrer cerca de 1 hora ou mais, consoante queira mais ou menos denso.
Quando tiver a consistência certa, coloque num frasco dentro do frigorífico e vá utilizando.
Também faço em casa, já publiquei há uns meses. É que é tão melhor que o de compra, nem tem comparação! Fica bem cremoso, nada ácido, natural, menos calórico e muito mais barato! Beijinhos
ResponderEliminarHummm que delícia.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/dourada-assada-com-esmagada-de-batata-e.html