Adoro o outono. Os cheiros, as cores, as frutas, os legumes, tudo. Se pensar bem, talvez seja a minha estação do ano preferida.
Nesta altura tiro as mantas para fora, coloco o edredão mais quentinho na cama, saltito em cima das folhas secas na rua (sim tal qual as crianças), faço a primeira lareira da época, enfeito a cozinha com abóboras, como as primeiras castanhas e os primeiros marmelos, festejo o Halloween e o meu aniversário... Adoro!
Há qualquer coisa nos ingredientes desta estação que me inspiram. Talvez seja o meu estado de espírito, mas sem dúvida que a cabeça fervilha sempre com ideias com batata doce, abóboras, marmelo, castanhas, enfim...
E como este outono tem sido morno, lembrei-me de fazer algo inédito com os primeiros marmelos. Um cheesecake. Porque não? Sempre respeitando a qualidade dos produtos. Sempre mantendo tudo o mais simples possível. E talvez por isso tenha ultrapassado todas as expectativas. Só mesmo experimentando vai perceber o quanto é uma delicia!
Já me esquecia! Este cheesecake foi feito com o requeijão para barrar que a Saloio me fez chegar! Nham!
Cheesecake de marmelo
[fez 4]
Ingredientes:
Para a base:
- 50 gr de coco ralado
- 50 gr de amêndoa
- 50 gr de tâmaras
Para o creme:
- 2 embalagens de requeijão para barrar Saloio (300 gr)
- 220 gr de polpa de marmelo cozido (2 marmelos + ou -)
- 60 gr de mel
- 1 folha de gelatina
Para a cobertura:
- 1 marmelo
- 1 laranja
- 1 flor de anis
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de sementes de erva doce
- 1 colher de chá canela em pó
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Descasque o marmelo e corte em gomos. Coloque num pirex de forno. Cubra com o sumo de laranja, polvilhe com a canela. Distribua os restantes ingredientes e leve ao forno por 30 minutos ou até que estejam cozinhados ao seu gosto. Eu aprecio al dente. Deixe arrefecer.
Num robot de cozinha coloque os ingredientes da base e processe até que todos os ingredientes fiquem areados. Eu gosto de um pouco de textura pelo que não processei demasiado.
Distribua cerca de metade desta "areia" no fundo de 4 taças de sobremesa e calque com os dedos os com as costas de uma colher. Leve ao frio enquanto prepara o creme.
Num tachinho coloque a polpa do marmelo com o mel e deixe cozinhar até que comece a borbulhar. O objetivo é obter um creme meio doce mas com um travo ácido que se vai juntar ao requeijão quando estiver morno.
Com uma batedeira bata o requeijão cerca de 2 minutos. Adicione o creme de marmelo e bata mais um pouco.
Demolhe a folha de gelatina num pouco de água, cerca de 3 minutos. Escorra depois de demolhada e leve ao microondas uns 10 segundos. Com a batedeira a trabalhar junte ao creme de marmelo e requeijão.
Distribua o creme em cima da base e leve ao frio cerca de 4 horas.
No momento de servir distribua quadrados/gomos de marmelos em cima do cheesecake e polvilhe com um pouco da "areia" da base por cima.
Nota: para quem não abdicou ainda do açúcar, irá achar este cheesecake um pouco ácido. Adicione um pouco mais de mel no marmelo assado, ou mesmo no creme, ou coloque um fio de mel antes de servir em cada uma das taças. A outra opção, mais saudável, é deixar o açúcar refinado. :-) Ao final de duas semanas tudo lhe parecerá mais doce, mesmo está sobremesa.
Se gostar de marmelo assado, faça maior quantidade. Usa uma parte para esta sobremesa e a restante para comer mesmo assim, morninho. Uma delicia.
Este ano estava a pensar que não ia aparecer marmelos por aqui mas esta semana fui ao supermercado e vi lá uns, não me pareceram grande coisa mas também não tive tempo para escolher. tenho de lá voltar para trazer alguns e experimentar esta sobremesa! Beijinhos
ResponderEliminar