Não consumir açúcar refinado é um dos princípios de quem adota um regime paleo. Os únicos adoçantes "permitidos" são o açúcar de coco e o mel, para além do açúcar natural presente na fruta, mas devem sempre ser usados com moderação.
Depois de 6 meses sem comer açúcares refinados o palato mudou drasticamente. Tudo nos parece demasiado doce. Os morangos que comíamos com carradas de açúcar, as maçãs, as bananas... Por essa razão, o uso de mel ou açúcar é cada vez mais raro, simplesmente porque não sentimos falta.
Uma outra forma de adoçar, por exemplo, bolos ou panquecas, ou um crepe é utilizar puré de fruta, como por exemplo de maçã, ou de pêra, ou uma mistura de ambos. Sim, aqueles purés de fruta cozida que se costumam dar aos bebés.
Num destes dias, aproveitei uma promoção de maçã golden para fazer esta polpa que mais tarde usei para adoçar um pão de maçã (em breve deixo a receita). Tem um sabor muito subtil e aromático a canela e laranja.
Mesmo que não usem para adoçar um bolo, duvido que resistam a rechear um crepe ou comer mesmo à colher. Ficou delicioso.
Polpa de maçã
Ingredientes:
- 250 gr de maçã golden
- 70 gr de água
- 1 casca de laranja
- 1 colher de café de canela em pó
Preparação:
Descasca a maçã e retire o caroço e corte-a em pedaços para dentro de um tacho. Adicione a água, a casca de laranja (sem a parte branca) e a canela em pó e deixe cozinhar em lume brando até que a maçã esteja tenra. Quando estiver cozinhada triture até obter um puré.
Coloque num frasco e leve ao frio cerca de 1 semana.
No fim antes de passar retirou a casca da laranja certo,?
ResponderEliminar