As férias do verão são o momento perfeito para dar largas à imaginação na cozinha. Porque tenho mais tempo, mais disponibilidade mental para pensar em combinações de sabores, porque o calor acaba por pedir simplicidade e pratos deliciosos. Há quem relaxe à beira da piscina, eu relaxo na cozinha, a tender massa de bolacha, a inventar gelados, a improvisar sabores novos de saladas.
Estas férias de verão não foram exceção com a agravante de termos mudado radicalmente a nossa alimentação. Todas as ideias que não foram possíveis de executar por falta de tempo, soltei-as agora e fizeram as delícias da família que não sentiu mesmo nada falta de comer no restaurante.
Este topping surgiu da necessidade de utilizar ruibarbo que ainda tinha trazido de Lisboa. Como tinha feito um gelado de pêssego achei que esta combinação seria perfeita. Não me enganei. Depois de provar esta delícia, é impossível achar que comeria melhor numa gelataria.
Não se preocupe se não encontrar ruibarbo. Faça a sua própria combinação. Estamos na altura das amoras silvestres. Faça um passeio em família e aproveite para colectar!
Topping de ruibarbo, meloa e maracujá
Ingredientes:
- 2 hastes de ruibarbo (100 gr)
- 200 gr de meloa aos cubos
- sumo de 1 laranja
- polpa de 1 maracujá
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de mel
Preparação:
Corte o ruibarbo em pedaços mais pequenos e coloque num tacho com os restantes ingredientes. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 10 a 15 minutos para cozinhar e reduzir o líquido.
É delicioso assim morno em cima de panquecas ou gelados, mas é também uma delicia fresquinho.
Ainda não tive oportunidade de provar ruibarbo, adoro maracuja por isso topping agrada-me.
ResponderEliminarBoa semana