Na minha "outra vida" adorava ir a restaurantes italianos, não fosse eu uma adepta fervorosa de massas. Especialmente canelones de ricota com espinafres. Delirava... A cremosidade do queijo, o molho tomate, o queijo derretido por cima, hummmm.
Embora raramente sinta saudades dessa vida, porque sei o que quero e o que não quero, na verdade andava saudosista destes benditos canelones.
E quando a meio da semana, um pouco sem tempo, encontro ricota e espinafres no frigorífico, tremi... Tremi e descompliquei porque há muitas maneiras de satisfazer apetites sem colocar em causa o percurso.
Posso dizer-vos que ficou tão bom que optei por não adicionar nem molho de tomate nem queijo mozarela quando os levei a gratinar. E não fez qualquer falta porque sem dúvida que assim "nús" ficaram uma delicia.
Será para repetir inúmeras vezes, desta vez, sem culpa, ou indisposição.
Canelones de ricota
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- 1 curgete verde
- 1 curgete amarela (se não conseguir use 2 verdes)
- 1 embalagem de queijo ricota (250 gr)
- 2 mãos cheias de espinafres (pode adicionar mais)
- 1 dente de alho
- azeite, queijo parmesão, sal e pimenta qb
Preparação:
Lave bem as curgetes e com o auxílio de uma mandolina (ou se tiver particular destreza, com uma faca) corte lâminas/tiras longitudinais com cerca de 0,5 cm de espessura.
Num grelhador passe cada umas das lâminas de curgete por uns segundos até que fiquem com as marcas do grelhador. Reserve.
Pique o dente de alho para uma frigideira e adicione um fio de azeite. Deixe alourar ligeiramente e junte os espinafres . Deixe murchar e desligue o lume. Deixe arrefecer, pique o mais possível e retire o máximo de líquido que conseguir.
Depois de completamente frio junte ao queijo ricota, grosseiramente esmagado com um garfo e tempere esta mistura de sal e pimenta.
Pré-aqueça o forno a 200º. Comece a montar os canelones. Coloque no início de cada lâmina/tira de curgete uma colher de chá de recheio de ricota e espinafres e enrole. Disponha, um a um, cada um dos canelones que fizer. Coloquei alternado um canelone amarelo e outro verde no tabuleiro. Finalize com um pouco de queijo parmesão ralado.
Leve ao forno por uns minutos (15 minutos) só para alourar ligeiramente. Delicie-se assim mesmo ou acompanhados de uma bela salada!
Comentários
Enviar um comentário