Há sabores tão simples e tão bons... Normalmente a base são ingredientes simples e o resultado final é muito mais do que a soma de todos os ingredientes que o compõem. São combinações únicas.
Assim o é o pesto, um molho italiano feito com manjericão, pinhões e queijo parmesão e cujo resultado final é aromático, versátil e delicioso. É daqueles ingredientes que tenho sempre pronto a usar, mesmo quando já não há manjericão. Sendo um ingrediente sazonal, aproveito quando está no seu ponto máximo, na sua época alta e faço pesto para congelar e usar quando preciso. É tão simples que não há explicação para comprar já feito, cheio de corantes e conservantes e ingredientes difíceis de pronunciar.
A receita original leva apenas manjericão, mas esta minha versão, menos acre, leva também rúcula. Assim como em vez de usar apenas pinhões, uso uma mistura de amêndoas e pinhões em partes iguais. Se preferir mantenha-se fiel à receita original, ou então combine da forma como preferir, na quantidade dos ingredientes que tem em casa, mantendo apenas a relação na quantidade de ingredientes. Ainda assim, vá provando e ajustando os sabores até estar no ponto que gosta.
Depois da receita feita e ter congelado uma porção não resisti e fiz uma receita muito simples, para um jantar rápido e ligeiro. A ideia não é original, há inúmeras receitas semelhantes pela blogosfera, a que junto esta minha versão que espero que contribua para o vosso plano de receitas semanal.
Pesto e Zoodles com pesto e abacate
Ingredientes para o pesto:
- 30 gr de folhas de manjericão
- 30 gr de folhas de rúcula
- 30 gr de pinhões
- 30 gr de amêndoas em pele
- 80 gr de queijo parmesão ralado (usei grana padano)
- 90 gr de azeite
- 1 dente de alho grande
- 1/2 colher de chá de flor de sal
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Ingredientes para os zoodles:
- 3 colheres de sopa cheias de pesto
- 2 abacates pequeno ou 1 grande
- 2 curgetes
- uma mão cheia de tomates cherry
- queijo parmesão ralado e pimenta preta moida no momento qb
Preparação do pesto:
Lave bem as folhas de manjericão e de rúcula e seque bem. Num robot de cozinhe coloque as folhas e o dente de alho e triture. Junte os pinhões, a amêndoa, o sal e o azeite e volte a triturar. Junte o queijo e o sumo de limão e triture até obter um molho cremoso. Se quiser um molho mais líquido adicione um pouco mais de azeite. Prove e retifique a quantidade de sal.
No frigorífico conserva-se por 5 dias. Se não for para utilizar logo, aconselho a congelar em covetes do gelo e retirar à medida que for utilizando. É muito pratico.
Preparação dos zoodles com pesto e abacate:
Com um spiralizador ou uma mandolina transforme duas curgetes grandes em zoodles.
Abra os abacates, retire a polpa e esmague com um garfo. Junte o pesto e combine bem. Se preferir um sabor a pesto mais intenso. Adicione mais pesto.
Coloque uma frigideira ao lume e adicione os zoodles e o molho de abacate e pesto. Misture bem até ligar. Prove e retifique os temperos.
Distribua os zoodles com pesto e abacate nos pratos, moa um pouco de Pimenta preta, adicione os tomates cherry cortados ao meio e finalize com parmesão a gosto.
Simples e delicioso!
Comentários
Enviar um comentário