Há coisas que não mudaram assim tanto. Desde sempre preferi fazer em casa, o que quer que fosse, em vez de comprar feito. À minha maneira, com os ingredientes escolhidos por mim, de verdade, sem corantes, nem conservantes.
Claro que esta mesmíssima maneira de pensar se mantém e agora mais do que nunca. Só assim é possível controlar o que se come, garantindo que não tem adição de açúcares refinados, para além dos açúcares naturais dos ingredientes.
Quando planeio as refeições da semana tento sempre adiantar ao fim de semana o máximo possível para que as noites não sejam a correr. E se sei, por exemplo, que vou fazer uma bolonhesa durante a semana opto por fazer molho de tomate caseiro que depois posso aplicar noutras receitas ou congelar para poder utilizar noutro momento em que tenha menos tempo.
E se faço molho de tomate é certo e sabido que domingo é noite de pizzas. Uma convencional para a criatura pequena e duas com base de couve flor para mim e para o Mario. Acho que mesmo que não tivesse abraçado a alimentação paleo, as pizzas cá por casa seriam sempre com base de couve flor. Não sei quem inventou esta base, mas que foi genial, lá isso foi. Somos fãs. E por isso, porque temos vindo a aperfeiçoar a "técnica", deixamos a nossa versão. Dá trabalho? Dá. Mas compensa muito em termos de sabor e saúde. Esta pode comer sem culpa!
Molho de tomate caseiro
[fez 350 ml]
Ingredientes:
- 1 cebola pequena (70gr)
- 2 dentes de alho
- 15 gr de azeite
- 450 gr de tomate maduro sem pele e sementes.
- 1 a 2 cubos de abóbora (40 gr)
- 90 gr de água
- oregãos e sal qb
Preparação:
Pique a cebola e o alho e junte num tacho com o azeite. Deixe refogar ligeiramente. Junte o tomate picado e a abóbora em pedaços pequenos. Junte o sal, os oregãos e a água e deixe cozinhar bem em lume lento. Quando o tomate e a abóbora estiverem tenros, passe com a varinha mágica. Retifique os temperos e está pronto a usar.
Se não tiver abóbora, utilize cenoura. Se preferir, ou se o tomate for doce, pode não utilizar nem a abóbora, nem a cenoura. Este foi o truque que arranjei para não adicionar açúcar ao molho de tomate que por vezes fica ácido quando o tomate não está muito maduro. Mas ao mesmo tempo, porque uso abóbora/cenoura acabo por enriquecer o molho de tomate. Recomendo. Fica delicioso.
Se pretender fazer mais quantidade, especialmente quando o tomate está maduro, basta dobrar, triplicar ou quadruplicar a receita. Depois de feito, basta deixar arrefecer, distribuir por caixinhas e congelar. Nada mais prático.
Pizza de bacon e cogumelos
[faz 2 pizzas com 27 cm de diâmetro]
Ingredientes:
- 2 couves-flor médias (270 gr de polpa cozida e escorrida)
- 1 ovo (bases) + 2 ovos pizzas
- 15 gr de parmesão + 25 gr de mozzarella
- bacon a gosto
- cogumelos a gosto
- azeitonas verde a gosto
- queijo mozzarella a gosto
- oregãos a gosto
Preparação:
Amanhe a couve-flor e separe-a em troncos e leve a cozer, preferencialmente, a vapor para que não incorpore demasiado líquido. Não deixe cozer demasiado para não perder textura. Deixe arrefecer e pique num robot de cozinha. Com a ajuda de um pano retire todo o líquido que seja humanamente possível retirar. Deve ficar com 270 gr de couve-flor. Este é o passo que demora um pouco mais de tempo.
Junte 1 ovo, o queijo parmesão e o queijo mozzarella, referenciados acima, sal e oregãos. Ligue, amasse e molde uma bola. Não deve colar nas mãos. Se colar junte um pouco mais da mistura de queijos.
Pré-aqueca o forno a 200º. Dívida a bola de "massa" em duas e estenda na grossura que preferir. No meu caso estendi duas com 27 cm de diâmetro, porque gosto delas mais finas. Leve ao forno por 20 minutos ou até estarem douradas.
Retire do forno, cubra com molho de tomate e distribua os ingredientes da sua preferência. No nosso caso colocamos, por esta ordem, queijo mozzarella, cogumelos, azeitonas, bacon, 1 ovo, mais mozzarella e finalizamos com um pouco de oregãos.
Leve ao forno até a clara estar cozida e o queijo estar derretido.
O bacon comum, que se vende por aí, tem demasiados aditivos. Convido-o a espreitar... Este que utilizei tem apenas sal e carne e foi feito da maneira tradicional. Recomendo. Se não tiver a hipótese de adquirir bacon sem aditivos, utilize, em alternativa, outros ingredientes do bem.
Adoro pizza de couve-flor. De brocolos como mas não gosto tanto.
ResponderEliminarBelíssima partilha.
Beijinhos e uma boa semana,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/queques-de-chocolate.html