Quando decidimos que íamos seguir um regime paleo, na primeira semana andamos perdidos... Quando dávamos conta já estávamos atrasados de manhã, porque tínhamos demorado demasiado tempo a preparar o pequeno almoço ou os lanches para o dia inteiro.
Na segunda semana começamos a fazer um plano na tentativa de sermos mais objetivos quanto aos pequenos almoços e pouparmos tempos demanha, fazendo um esforço para preparar o máximo no dia anterior.
Claro está que se vão comer ovos estrelados ou mexidos, talvez não seja boa ideia preparar à noite e aquecer de manhã. No dia seguinte basta só colocar uma frigideira ao lume e fazê-los. Demora tanto quanto abrir um papo seco e colocá-lo na torradeira para fazer uma torrada.
Mas às vezes gostamos de comer cogumelos salteados com ovos escalfados! Sim nós comemos cogumelos com ovos escalfados logo demanha... Porque não? Estivemos algumas horas em jejum, desde o jantar do dia anterior e é demanha que se começa o dia! Garanto que os níveis de energia são incomparáveis! Já não consigo viver sem comer ovos de manhã....
Pois claro que não vamos estar a lavar e cortar cogumelos logo de manhã. Ou a salteá-los... Então o que fazemos é fazer toda essa parte no dia anterior e no dia seguinte só aquecemos no microondas. Metemos um tacho ao lume com água a ferver e escalfamos os ovos enquanto o Diabo esfrega um olho, ou melhor, enquanto preparamos o pequeno almoço da pequenina que ainda não se rendeu a este estilo de vida...
Neste pequeno almoço não demorei mais do que 15 minutos. E enquanto a água ferveu e sentei a Joana, ainda cortei um kiwi para partilhar com a cara metade e um queijo fresco de cabra. E que bem que soube este pequeno almoço...
Cogumelos salteados com ovos escalfados
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- 2 ovos (ou + caso apeteça mais do que 1 por pessoas)
- mistura de cogumelos a gosto
- 1 dente de alho
- sal e tomilho seco qb
- azeite qb
Preparação:
Lave bem os cogumelos e seque-os bem. Corte em lâminas.
Pique o dente de alho e coloque numa frigideira com um fio de azeite.
Coloque ao lume e quando os alhos começarem a alourar junte os cogumelos e deixe saltear.
Tempere de sal e com um pouco de tomilho seco se apreciar.
Num tacho com água abundante e um fio de vinagre deixe levantar fervura. Assim que a água comece a ferver, com uma colher mexa para formar um remoinho e deite no interior do mesmo o ovo. Deixe cozinhar em lume brando até estar a seu gosto. Retire com uma escumadeira e coloque por cima dos cogumelos. Tempere de sal e pimenta no momento de servir.
(Imagem retirada da net)
Antes não acertava com os ovos escalfados. Tentei todos os truques mas nunca saiam bem. Um dia, por acaso, usei ovos biológicos e saíram bem à primeira. E à segunda e à terceira. Não voltei a usar outros.
Tenha atenção quando comprar ovos biológicos no supermercado porque a embalagem nem sempre é clara. Consulte o carimbo do ovo que deverá ser "0 PT". Caso preferira uma solução mais económica, os ovos de galinhas criadas ao ar livre são igualmente bons "1 PT".
Para facilitar os pequenos almoços, faça mais quantidade para dar para mais do que um pequeno almoço. Outra opção é planear as suas refeições e no jantar em que fizer bifes com cogumelos, por exemplo, guarda já alguns cogumelos para o pequeno almoço do dia seguinte.
Não existe apenas uma alimentação paleo e poderão encontrar inúmeras versões mais e menos restritivas quanto aos produtos que podemos comer. Ainda que a base seja a carne, o peixe, os legumes e a fruta, as teorias menos restritivas permitem o consumo de laticínios. Cá por casa não os retiramos por completo, com exceção do leite que há muito que não consumíamos. Além disso, preferimos o consumo de laticínios de cabra ou de ovelha. Claro que deveríamos previlegiar queijos mais curados, em que a lactose tivesse menos presente, mas por vezes descomplicamos e comemos estes queijos frescos de cabra, que compramos diretamente ao produtos no dia em que são feitos.
Comentários
Enviar um comentário