Avançar para o conteúdo principal

.

Comida marroquina

Hoje trago uma receita de frango deliciosa. Cá por casa é uma das carnes que mais cozinhamos e ando sempre à procura de novas receitas para experimentar. As raízes desta receita são marroquinas e a inspiração veio dos limões de conservas que estão finalmente prontos a utilizar!

Há dois meses que esperava por eles e finalmente dei uso a uns poucos. Gostamos tanto que já começo a magicar ideias para os restantes que sobraram. Até porque depois do frasco aberto não podemos demorar muito tempo a utilizá-los e não conto deixá-los estragar.

A receita é simples e inspirada no mesmo livro – "O livro essencial da cozinha mediterrânica". Como é habitual, a ideia surgiu de lá mas pouco, ou muito pouco tem, a ver na sua versão final. Não quis, no entanto, deixar de partilhar a fonte de inspiração. É incrível o conjunto de receitas que são a transcrição da receita original do livro e que estão espalhadas pela blogosfera sem que sejam atribuídos os respetivos créditos… Mesmo não sendo sequer parecida, não podia deixar de referir a fonte.

___________________________

Frango no forno com limão de conserva e azeitonas

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- ½ frango do campo

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- ½ cubo de caldo de galinha

- 1 colher de chá bem cheia de Ras-el-Hanout*

- ½ colher de chá de canela em pó

- 1 mão cheia de azeitonas verdes

- 2 limões de conserva

- azeite qb

- farinha qb

- 1 folha de louro

- sal qb

- coentros qb


Preparação:

Aqueça o forno a 180º.

Tempere o frango, cortado em pedaços, com um pouco de sal e o Ras-el-Hanout e reserve (não exagere no sal porque o limão de conserva é apaladado assim como o caldo de galinha).

Numa frigideira coloque um pouco de azeite e aloure o frango passado previamente por um pouco de farinha. O objetivo não é panar o frango, mas retirar o excesso de água que possa ter e ajudar a alourar. Assim que todas as partes do frango estejam com uma cor dourada retire e adicione a cebola cortada em luas e os alhos laminados. Deixe alourar ligeiramente.

Adicione os pedaços de frango, as azeitonas, o limão de conserva, a canela em pó e o cubo de galinha diluído num pouco de água morna (usei cerca de 250 ml). Caso tenha caldo de galinha caseiro é sempre preferível…

Regue o frango e deixe levantar fervura. Coloque numa assadeira de forno, distribua o limão de conserva e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até verificar que a carne está cozinhada. Se o molho secar, junte um pouco mais de líquido.

Sirva polvilhado com coentros picados e acompanhe com um couscous bem aromático, se for fã.


* Nota 1: O ras-el-Hanout é uma mistura de especiarias marroquinas assim como o caril é uma mistura de especiarias indiana. Quero com isto dizer que cada fabricante, cada vendedor tem um ras-el-hanout diferente, dependendo da quantidade que coloca de cada. A verdade é que a base tem normalmente sal, cominhos, gengibre, açafrão, canela, pimenta branca, pimenta preta, pimenta de caiena, pimenta da Jamaica e cravinho, todos moídos, mas poderá ter uma mistura de mais de 100 outras especiarias. Podem consultar este blog onde falam sobre o tema e onde podem adquirir - http://flordetavira.blogspot.pt/2010/10/ras-el-hanout-mistura-de-ervas-e_27.html. O meu ras-el-hanout trouxe-me um amigo das praças coloridas de Marrocos.

Nota 2: Para quem não quer comprar, pode simplesmente substituir por uma colher de chá de mistura de gengibre em pó e açafrão.

______________________

Receita inspirada no livro "O livro essencial da cozinha mediterrânica".

______________________

 

Comentários

  1. Que aspeto fantástico. Deve ter ficado uma refeição muito aromática e saborosa!!!.
    Gostei muito da sugestão e da apresentação.
    Resto de boa semana.
    Nel

    ResponderEliminar
  2. Taooo boooom!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que delicioso aspeto, até já tenho fome...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Frango é mesmo o tipo de carne que mais consumimos e mais gostamos, que excelente sugestão!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa, não conhecia essa mistura de especiarias marroquina, nem os limões em conserva!
    O aspecto é delicioso!

    ResponderEliminar
  6. que frango mais apetitoso, adorei mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Adoro experimentar coisas novas.
    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/quinze-dias-com-james-martin-e-peixe.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Molho cervejeira

Quem estuda economia ou gestão costuma falar sobre a curva de crescimento das empresas. Na verdade, todas as empresas têm o seu momento de crescimento, expansão e algures no tempo, a estagnação e a morte. Mais cedo, ou mais tarde, é o que acontece. Claro que há empresas que levam mais tempo do que outras a chegar ao declínio… Veja-se a Coca-cola, veja-se a MacDonalds… Independentemente da concorrência, são empresas com história que se mantêm até hoje como lideres, que ultrapassaram todos os momentos de expansão e contração da economia. Em minha opinião isto acontece por variadas razões, seja pela gestão, pelas ações de marketing, pela publicidade, mas acima de tudo, pelo segredo que os seus produtos encerram. Pela inovação que trouxeram quando chegaram ao mercado. Tentando passar isto para o panorama nacional, veja-se a Portugália e o seu molho que se mantém inalterado desde sempre (dizem). Passou de uma cervejaria de Lisboa, a uma cadeia de restaurantes espalhada por todo o país. ...

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes...

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res...