As minhas ausências por aqui têm sido cada vez maiores. O trabalho não dá tréguas e tudo o resto também não…
Para festejar o meu aniversário com os colegas de trabalho lá consegui aproveitar um dia à noite, enquanto a miúda brincava no quarto e o jantar estava adiantado, para fazer dois bolinhos – um para a minha área e outro para a área do Mário, companheiros das horas de almoço em torno da marmita.
Mas os dias anteriores tinham sido de passeio e mal tive tempo para me organizar. Só tinha 6 ovos no frigorífico para fazer 2 bolos. Lá andei a olhar para os armários e encontrei também dois pacotes de natas quase a saírem da validade. E um limão na fruteira. E lembrei-me de fazer esta experiência.
A verdade é que saiu muito bem. Com uma cor muito amarelinha (que as fotos não favorecem muito) e um sabor bem delicioso e caseiro. E foi muito apreciado pelos pouco gulosos e os muito gulosos e só por esta vez ficou perdoado o bolo não ser de chocolate…
Desculpem as fotos serem tão manhosas, mas não houve tempo para sessões fotográficas mais aprimoradas e quando consegui tirar umas fotos já quase todo tinha acabado. O que é sempre um bom sinal.
_______________________________
Bolo de natas
Ingredientes:
- 3 ovos granditos caseiros (faz toda a diferença)
- 1 pacote de natas light/soja/normais o que quiserem
- raspa e sumo de meio limão
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 300 gr de açúcar
- 200 gr de farinha para bolos
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as natas com o sumo e a raspa de limão. Junte o açúcar aos poucos, batendo sempre. Junte os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Vai obter um creme fofo e alto.
Junte a farinha e o fermento peneirados, sem bater muito, apenas envolver.
Unte uma forma e polvilhe com farinha. Leve ao forno 30 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpinho. Abra o forno e deixe arrefecer o bolo por uns 15 minutos. Desenforme ainda morno e, quem gostar, polvilhe com um pouco de açúcar em pó depois de frio.
_______________________
E voltaste com um belo bolinho! Uma delicia :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Ficou com um excelente aspecto esse teu bolo!
ResponderEliminarEsse bolo ficou com óptimo aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html
Mais açúcar que Farinha?
ResponderEliminarPode-se reduzir para menos de metade a quantidade de açúcar? Batem-se ou envolvem-se as natas? Se se batem, qual é o ponto pretendido?
ResponderEliminar