Confitar parece um termo complicado, mas na verdade é simplesmente um nome pomposo para uma técnica de cozinhar que para mim só tem de desvantagem a morosidade. É basicamente cozer com recurso a uma gordura, neste caso, o azeite. Como o objetivo é cozer e não fritar, vai cozinhar o bacalhau a baixa temperatura e por isso demora cerca de 1 hora, hora e meia.
Resolvi experimentar pela primeira vez e gostei. Gostei porque ficou suculento e com um aroma delicioso aos temperos que adicionei ao azeite. Fiquei fã. Claro que não é algo para fazer na correria do dia-a-dia, mas sem duvida para fazer num daqueles dias preguiçosos em que adoro cozinhar a desejo...
Se não lhe apetecer esperar tanto tempo para servir o jantar, pode simplesmente assar o bacalhau na grelha ou no forno e proceder com o resto da receita. A mistura do feijão verde com o ovo escalfado e o bacalhau é fantástico. Regue tudo com azeite aromatizado.
______________________
Bacalhau confitado com feijão-verde e ovo escalfado
[serve 2 pessoas]
Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau demolhadas
- feijão-verde qb
- 2 ovos
- casca de meia laranja
- 1 folha de louro
- 2 + 2 dentes de alho
- 3 ou 4 grãos de pimenta
- sal qb
- azeite qb
Preparação:
Elimine a pele ao bacalhau e abra as postas ao meio de maneira a tirar a espinha do meio. Num tachinho coloque os lombos de bacalhau e adicione azeite até meio das postas. Junte a casca de laranja, dois dentes de alho com a pele, a folha de louro e os grãos de pimenta.
Leve ao lume mínimo de maneira a que nunca levante fervura e vá cozinhando em lume muito brando cerca de 1 hora ou até que os lombos de separem bem. Reserve.
Coza o feijão-verde (usei uma mistura de vagens de feijão catarino e vagens de feijão roxo) até que fique al dente. Reserve.
Numa frigideira pique os restantes dentes de alho e junte um fio de azeite. Salteie o feijão-verde. Reserve.
Coloque água a ferver temperada de sal e assim que levantar fervura escalfe dois ovos até que estejam no ponto que deseja. Eu cozi apenas uns 3 a 4 minutos, o suficiente para a clara cozer e a gema ficar líquida.
Num prato de servir, coloque o feijão verde salteado, os lombos de bacalhau separados e o ovo escalfado. Regue tudo com o azeite que utilizou para confitar o bacalhau.
________________________
Gosto tanto de bacalhau confitado! Sim, não é uma receita que possamos fazer no dia-a-dia, pela sua morosidade. Mas o sabor e a textura ficam completamente diferentes e se a gordura for aromatizada, tal como fizeste, tanto melhor. Perfeito. ;)
ResponderEliminarBeijinho.
Nunca provei!!! Mas deve ser optimo!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Gostei bastante do aspecto, eu adoro o bacalhau assim!
ResponderEliminarhummmmm tão bom Sónia ! Eu também adoro ...
ResponderEliminarBeijinho doce e bom resto de semana
Uma excelente sugestão gourmet para os dias especiais. Obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarFicou com um aspecto delicioso.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html
é uma técnica que nunca utilizei, pelo gasto enorme de azeite e pelo tempo quase absurdo da cozedura. Mas realmente já fui tentada e agora novamente porque tem óptimo aspecto e deve ficar com um sabor espectacular! :)
ResponderEliminar