Sou muito gulosa por comidas ligeiras que possa petiscar. Adoro quiches e tartes salgadas e isso vê-se pelas muitas receitas que já tenho aqui pelo blog. Para além das muitas variantes que nem chego a publicar.
Esta que trago hoje é uma versão ligeira que testei e passou no teste. Pois se na verdade é uma comida que adoramos cá por casa, não é nada inocente quando começamos a contar calorias... Uma quiche normalmente é feita com uma mistura de ovos e natas, para além da base que leva sempre manteiga...
Desta vez a inovação foi mesmo o recheio que fiz com uma mistura de iogurte natural e leite evaporado e que não nos deixou saudades da mistura de ovos e natas. Na massa substituímos a farinha de trigo refinada por uma parte de farinha de trigo integral e a manteiga em abundância por uma menor quantidade e água.
E assim conseguimos baixar ligeiramente a contagem dos bichinhos que nos fazem encolher as roupas nos armários - as calorias! Ligeiramente porque adicionei um cadinho de bacon, só para dar sabor.
Como é óbvio encarem esta receita como uma tela em branco. Adicionem os ingredientes da vossa preferência. Mas não deixem de experimentar esta versão.
___________________
Quiche de cogumelos, bacon e curgete
Ingredientes:
Para a massa:
- 170 gr de farinha T65
- 60 gr de farinha integral
- 80 gr de Becel líquida
- 50 gr de água fria
- oregãos secos qb
- sal qb
Para o recheio:
- 2 ovos L
- 200 gr de leite evaporado
- 1 iogurte natural
- sal e pimenta a gosto
- queijo parmesão e mozzarela
- cogumelos
- bacon
- milho
- curgete
- 4 dentes de alho
- azeite
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece pela base. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 6. A massa ficará com aspecto de migalhas. Ligue bem, sem amassar demasiado e estenda com o rolo da massa. Opcionalmente distribua pela tarteira com as costas de uma colher.
Pique com um garfo. Leve ao forno por 5 minutos.
Entretanto numa frigideira coloque os dentes de alho picados e um fio de azeite (não necessita de muita gordura porque o bacon vai libertar alguma). Junte pedacinhos de bacon em cubos (a gosto) e salteie ligeiramente.
Lave a curgete e corte em rodelas finas (se preferir retire a casca). Limpe os cogumelos com um pano molhado e fatie-os.
Junte os cogumelos e milho de conserva a gosto na frigideira e salteie ligeiramente. Deixe arrefecer.
Retire a massa do forno e depois do salteado de legumes estar frio coloque por cima. Distribua a curgete em rodelas.
Coloque os ovos, o leite evaporado e o iogurte no copo da Bimby. Adicione um pouco de sal e pimenta e processe 15 segundos, velocidade 5. Distribua por cima dos legumes e polvilhe com uma mistura de queijo mozzarela e parmesão a gosto.
Leve ao forno por 15 minutos ou até a tarte estar bem dourada.
Nota: se não tiver Bimby, coloque os ingredientes secos da base numa bancada, faça um buraco no centro e coloque os ingredientes líquidos. Ligue e amasse, mas não em demasia e proceda como explicado acima para distribuir pela tarteira. Quanto ao recheio, pode simplesmente colocar todos os ingredientes numa tigela e bater com um garfo, uma vara de arames ou mesmo uma batedeira. O objetivo é simplesmente ligar os ingredientes.
______________________
Adoro quiches, esta parece deliciosa e gosto dos ingredientes que escolheste
ResponderEliminarFicou mesmo apetitosa essa tua quiche, e os ingredientes são muito a meu gosto.
ResponderEliminarLigeira mas cheia de sabor :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
ligeira mas parece mesmo optima!
ResponderEliminar